Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11117
Título: Modelos didáticos comestíveis, uma ferramenta para o ensino de biologia celular
Título(s) alternativo(s): Edible educational materials, a tool for cellular biology teaching
Autor(es): Jarenczuk, Ana Paula
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Citologia
Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Cytology
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: JARENCZUK, Ana Paula. Modelos didáticos comestíveis, uma ferramenta para o ensino de biologia celular. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo fundamental investigar as estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Biologia e auxiliar os educandos no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de Biologia Celular, além disso, foi sondado as metodologias utilizadas pelo professor estão viabilizando a aprendizagem dos alunos. A investigação ocorreu em um Colégio Estadual localizado no município de Quedas do Iguaçu, com 25 alunos da turma de 1º ano do Ensino Médio. No presente estudo, foi utilizada a abordagem de cunho qualitativo, o qual adotou a pesquisa participante. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a observação participante ao longo de um mês, questionários e também, foi ofertada uma oficina em horário contraturno para os alunos e professores, porém só cinco educandos compareceram na oficina. Na oportunidade, todos puderam construir seus próprios modelos didáticos comestíveis, diferenciando as células vegetais das animais, a qual se viabilizou por meio de bolos e cobertura de pasta americana tingida e modelada, que esquematizaram as estruturas que compõem as células. Ao final da oficina os alunos apresentaram uma significativa mudança positiva no aprendizado de Biologia Celular, os quais mencionam que as células são de suma importância para a manutenção da vida e o bom funcionamento dos órgãos. Percebe-se que essa atividade lúdica auxiliou de maneira lúdica o aprendizado dos educandos.
Abstract: This project had as the main goal investigate the teaching strategies and help the educators through the teaching-learning process of Cellular Biology content, in addition, methodologies used by teachers were studied to see if they are enabling students learning. The investigation took place at a state school located in the city of Quedas do Iguaçu, with 25 students a high school first year class. In the present study, the qualitative approach was used, which adopted a participant research. As instrument of data collection, a participant observation was used during one month, questionnaires and a workshop was offered at an available time for students and teachers, but only five students attended the workshop. During the opportunity, everyone was able to build their own edible education materials, differentiating vegetable cell from animal cells, which was made feasible through cakes and fondant, which schematized the structures that make up the cells. At the end of the workshop the students presented a significant positive change in the learning of Cell Biology, which mention that the cells are of paramount importance for the maintenance of life and the proper functioning of the organs. It is noticed that this activity lúdica helped in a playful way the learning of the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11117
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_02.pdf785,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.