Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11122
Título: O uso de cartilha como ferramenta para promover a educação ambiental no ensino de Ciências
Autor(es): Dias, Isabella Cristina Galvan
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Environmental education
Science - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: DIAS, Isabella Cristina Galvan. O uso de cartilha como ferramenta para promover a educação ambiental no ensino de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: O Ensino de Ciências possui uma grande importância, sendo este ensino caracterizado por apresentar conhecimentos que colaboram grandemente para a compreensão do mundo e também para o reconhecimento do homem como parte do mesmo. Além disso, o Ensino de Ciências também compreende um papel de formação e sensibilização, por meio do ensinamento de novos saberes e da reflexão. Para que estas informações sejam transpostas, é necessário que as mesmas se tornem interessantes aos olhos dos estudantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi despertar o interesse pela Educação Ambiental através da elaboração de uma cartilha, utilizando esta como ferramenta de ensino para estudantes do 6º do Ensino Fundamental. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário uma pesquisa prévia com professores de Ciências do município de Dois Vizinhos, Paraná, a fim de produzir um material útil e que atendesse as principais necessidades dos professores, tal pesquisa foi eficiente para deparar um tema relevante para a produção do material. Após a confecção das cartilhas, as mesmas foram aplicadas com uma turma de 6º do município de Dois Vizinhos. Desta maneira a utilização das cartilhas visou inserir a Educação Ambiental de maneira mais atrativa para os alunos e contribuir com algumas necessidades dos professores.
Abstract: The Teaching of Sciences has a great importance, being this teaching characterized by introduce knowledge that collaborates greatly for the understanding world understanding and also for the identify of the man as part of it. In addition, Science Teaching also includes a role of formation and sensitization, by means of teaching of new knowledge and reflection. So that this information to be transposed, it must be made interesting to the eyes of the students. So, the objective of this work was to awakening interest in Environmental Education through the elaboration of a spelling book, using this as a teaching tool for students of the 6th Elementary School. For elaboration the didactic material, a previous research was necessary with teachers of Sciences of the municipality of Dois Vizinhos-Paraná, to produce a useful material and that met the main needs of the teachers, this research was efficient to find a relevant subject for the production of the material. After the preparation of the booklets, they were applied with a group of 6º of the municipality of Dois Vizinhos. In this way the use of the spelling book aimed to insert the Environmental Education in a more attractive way for the students and and contribute to some teachers' needs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11122
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_09.pdf11,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.