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Título: A visão de professores e gestores de Dois Vizinhos sobre a reforma do ensino médio
Autor(es): Guyss, Juliana
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Ensino - Legislação
Reforma do ensino
Educação
Educational law and legislation
Educational change
Education
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: GUYSS, Juliana. A visão de professores e gestores de Dois Vizinhos sobre a reforma do ensino médio. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e está organizado em no mínimo três anos, com carga horária mínima de 800 horas anuais em 200 dias letivos, e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos obtidos no Ensino Fundamental. A Nova Reforma do Ensino Médio foi implementada como Medida Provisória n°. 746/2016 pelo presidente da republica no dia 22 de setembro de 2016 e trouxe mudanças para a estrutura do sistema atual. O novo currículo está distribuído nas seguintes áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. Diante disso este trabalho objetivou analisar a visão da comunidade escolar (professores, diretores e um representante do Núcleo Regional de Educação) de Dois Vizinhos- PR sobre a Reforma do Ensino Médio em dois colégios Estaduais da rede pública de ensino. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, com a aplicação de questionários para três professores de Ciências e Biologia de dois colégios e realizada entrevistas para os diretores e representante do Núcleo Regional da Educação. Os resultados evidenciam que os professores não concordam com a Nova Reforma do Ensino Médio, o ensino precisa de mudanças, mas deve ser discutida e bem planejada antes de ser implantada.
Abstract: The High School is the final stage of Basic Education, being organized in three years, with a minimum working load of 800 hours per year in 200 school days. Where to deepen the knowledge obtained in Elementary School. The New High School Reform was implemented as Provisional Measure 746/2016 by President Michel Temer on September 22, 2016 that will change the structure of the current system. The new curriculum is distributed in the following areas: languages, mathematics, natural sciences, humanities and technical and vocational training. Therefore, this work aims to analyze the vision of the school community of Dois Vizinhos -PR on the Reform of Secondary School in two state schools of the public school system. The research is characterized as qualitative, will be applied questionnaires to three professors of Sciences and Biology of the two colleges and conducted an interview for the directors and representative of the Regional Nucleus of Education. Teachers do not agree with the New High School Reform, teaching needs changes, but should be discussed and well planned before it is implemented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11124
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