Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGorges, Maria Patricia
dc.date.accessioned2020-11-13T13:08:26Z-
dc.date.available2020-11-13T13:08:26Z-
dc.date.issued2018-11-14
dc.identifier.citationGORGES, Maria Patrícia. Questões de gênero numa perspectiva emancipadora: analisando as práticas pedagógicas e desafios no ensino fundamental I. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11126-
dc.description.abstractThe follow research was developed with the purpose to search the educative methodology and practice that it was applied in elementary school to conditioning and contributing in the construction the gender relationship that permeate the school thinking. The science content in the elementary school has a introductory level at sexual orientation, that can be seen only about scientific fact and health, that ignoring the student´s social dimension in the identity building. To boosting this content, it is applied as Cross-cutting theme, and must be working in all the subjects with a dynamic manner: seen the facts, action, daily or global situations, and with a behavior without prejudices or judgment. The building relationship gender inside and outside of the school is a resulting of a sexist, male-dominated, excluding and violent society against the women, sending decreasing traces, subordinating, insecurity and fear to the women daily routine. The dates to developing this research were collected in a local public school in Verê city, where the school community is featured by the colonization in 40´s and 50´s by the Italians, germans, polish immigrant descedent that came from Santa Catarina and Rio Grande do Sul state mixed with the local population. To the diagnosis of this educative practices and methodology was used the applying questionaire to the teacher that work in this school and also the the observation to the main teachers of the first and fifth grade. Through these observations and de questionaire was possible verify consistency or no consistency between the theory and the practice in the classroom. We also verify that something is already been done in the schools to the real women´s empowerment and the fight against maledominated, but it is necessary do much more to the result can transform the women´s reality in the Society. Stem the proportion of the school responsability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSexual orientationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleQuestões de gênero numa perspectiva emancipadora: analisando as práticas pedagógicas e desafios no ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeGender questions in an emancipatory perspective: analyzing pedagogical practices in primary education Ipt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA seguinte pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de pesquisar as metodologias e práticas pedagógica aplicadas no Ensino Fundamental I que condicionem ou contribuem na construção das relações de gênero que permeiam o âmbito escolar. O conteúdo de Ciências no Ensino Fundamental I é introdutório aos assuntos de Orientação Sexual, que podem ser vistos apenas com cunho científico e de saúde, ignorando sua dimensão social na construção da identidade dos alunos e alunas. Para dinamizar esse conteúdo, ele é aplicado como Tema Transversal, podendo e devendo ser trabalhado em todas as disciplinas de maneira dinâmica: observando os fatos, ações, situações cotidianas ou globais, e com uma postura despida de pré-conceitos ou julgamentos. A construção das relações de gênero dentro e fora da escola é um reflexo da sociedade sexista, machista, excludente e violenta contra as mulheres, transmitindo traços de diminuição, subordinação, insegurança e medo ao cotidiano de todas as mulheres. Os dados para o desenvolvimento desta pesquisa foram colhidos em uma escola pública municipal do município de Verê-Pr, onde sua comunidade escolar é caracterizada por sua colonização nos anos de 1940 e 1950 por descendentes de migrantes italianos, alemães e poloneses vindos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mesclados com a população nativa deste local. Para o diagnóstico dessas práticas e metodologias educativas, foi utilizada a aplicação de questionário aos professores atuantes na escola e a observação das aulas das professoras regentes de uma turma de primeiro e uma turma de quinto ano. Através dessas observações e do questionário foi possível verificar a coerência ou a falta dela entre a teoria e a prática em sala de aula. Dentre os resultados, verificamos que algo já está sendo feito nas escolas para a real emancipação feminina e combate ao machismo, mas muito ainda precisa ser trabalhado intensamente para que o resultado transforme a realidade feminina na sociedade, partindo da parcela de responsabilidade da escola.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.advisor-co1Boeno, Rosangela Maria
dc.contributor.referee1Satori, Glauber
dc.contributor.referee2Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee3Boeno, Rosangela Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_16.pdf989,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.