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dc.creatorMichels, Anderson Luiz
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:04Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:04Z-
dc.date.issued2017-06-14
dc.identifier.citationMICHELS, Anderson Luiz. Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11576-
dc.description.abstractThe object of this work is to present a model of an educational software (ES) that may point towards teaching strategies in order to engage and motivate students in educational activities. The development of the model was centered on the creation of a system of activities, focused on the resolution of pedagogical exercises. The referred system concerns a generic scheme of questions and answers about pedagogical content of a given school discipline. In order to understand specific and relevant matters for the development of the work, we approached concepts over human behavior, motivation, engagement, learning, pedagogical mediation, didactics, educational software, gamification, software development and software design. Based on gamification studies and concepts, we applied elements and techniques associated with human engagement and motivation in order to create the ES model. This work resulted on the presentation of a prototype of the gamified system of educational activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSoftware educacional - Jogos para computadorpt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducational software - Computer gamespt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleProtótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificadopt_BR
dc.title.alternativeEducational Software Prototype for Educational Exercise Resolution in Gamified Environmentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na apresentação de um modelo de software educacional (SE) que aponte estratégias didáticas para engajar e motivar alunos na realização de atividades educacionais. O desenvolvimento do modelo centrou-se na criação de um sistema de atividades, direcionado para a resolução de exercícios. O referido sistema diz respeito a um esquema genérico de perguntas e respostas sobre os conteúdos pedagógicos de uma disciplina qualquer. Para o entendimento de questões específicas e relevantes para o desenvolvimento do trabalho, abordou-se conceitos sobre comportamento humano, motivação, engajamento, aprendizagem, mediação pedagógica, didática, software educacional, gamificação, design de software e desenvolvimento de software. Com base nos conceitos e estudos sobre gamificação, aplicou-se, na criação do modelo do SE, elementos e técnicas associadas à motivação e engajamento. O desenvolvimento do trabalho teve como resultado a apresentação de um protótipo do sistema gamificado de atividades educacionais.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Tenório, Marcos Mincov
dc.contributor.advisor-co1Cordeiro, Edson dos Santos
dc.contributor.referee1Tenório, Marcos Mincov
dc.contributor.referee2Hotz, Celso
dc.contributor.referee3Sato, Gustavo Yuji
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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