Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWanot, Edenilce
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:17Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:17Z-
dc.date.issued2018-06-11
dc.identifier.citationWANOT, Edenilce. Protótipo de sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em dislexia e discalculia. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11590-
dc.description.abstractChildhood is the period in which the child begins to present advances in the acquisition of knowledge and skills, it is during this period that more attention is needed on the part of the family and the pedagogical team. The present work will approach a prototype based on a specialist system to predict children with disorders in Dyslexia or Dyscalculia and aims to present auxiliary pedagogical and multidisciplinary teams to predict students with dyslexia and dyscalculia learning disorders based on neuropsychological and educational literature, bringing a battery of questions related to the problems found in the classroom facilitating the pre-diagnosis more quickly. It is hoped that this work may contribute to the education and development of children and the teaching process by reducing suffering in the acquisition of learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectSistemas especialistas (Computação)pt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.subjectExpert systems (Computer science)pt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.titleProtótipo de sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em dislexia e discalculiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA infância é o período onde a criança começa a apresentar avanços na aquisição do conhecimento e das habilidades, é neste período que se faz necessário a maior atenção por parte da família e da equipe pedagógica. O presente trabalho abordará um protótipo baseado em sistema especialista para prognosticar crianças com distúrbios em Dislexia ou Discalculia e tem como objetivo apresentar auxiliar equipes pedagógicas e multidisciplinares a prognosticar alunos com distúrbios de aprendizagem à Dislexia e Discalculia baseando-se na literatura neuropsicológica e educacional, trazendo uma bateria de perguntas relacionadas aos problemas encontrados em sala de aula, facilitando o pré diagnóstico com mais rapidez. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a educação e o desenvolvimento de crianças e processo de ensino diminuindo o sofrimento na aquisição da aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.referee1Danieli, João Paulo
dc.contributor.referee2Biral, Raquel Biz
dc.contributor.referee3Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2018_1_02.pdf542,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.