Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11600
Título: Recurso computacional para auxiliar o aprendizado de uma aluna surda
Autor(es): Marin, Emanuelle de Zorzi
Orientador(es): Cordeiro, Edson dos Santos
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Letramento
Surdez
Educational technology
Literacy
Deafness
Data do documento: 17-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: MARIN, Emanuelle de Zorzi. Recurso computacional para auxiliar o aprendizado de uma aluna surda. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2015.
Resumo: A educação de surdos sempre enfrentou muitas barreiras, tanto para pais, professores e para os próprios surdos. Somente com a dedicação de todos os envolvidos, tais barreiras poderão ser minimizadas. O uso de tecnologias que auxiliem no ensino-aprendizagem de alunos com surdez, pode-se mostrar como uma boa alternativa. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um recurso computacional na linguagem Scratch para auxiliar na alfabetização de uma aluna com surdez de um colégio estadual de Francisco Beltrão – PR. Apesar do Scratch possuir algumas restrições quanto a utilização de vídeos, ele se mostrou promissor para o desenvolvimento de recursos que possam auxiliar o ensino de crianças surdas. A ferramenta construída para este projeto possibilitou o ensino de palavras da língua portuguesa à aluna surda, porém, destaca-se que alguns pontos poderiam ter contribuído mais efetivamente para o ensino, como a utilização de um vocabulário mais sucinto. Apesar das restrições do Scratch e dos erros cometidos no desenvolvimento do recurso conclui-se que o projeto contribuiu para o ensino e que por meio de mais pesquisas será possível a criação de um recurso ainda melhor, ainda mais efetivo no ensino de alunos com surdez.
Abstract: The deaf student education has always faced many barriers, both for parents, teachers and also for the hearing impaired students themselves. Only with the dedication of everyone involved in this process, such challenges can be reduced. The use of technologies that help on the teaching and learning process of deaf students has been shown as a good alternative. Thus, the present dissertation aimed at developing a computational resource in Scratch programming language in order to contribute to a deaf student from a state school from Francisco Beltrão, Parana State, in her Portuguese language learning process. Despite the Scratch has some limitations regarding to videos use, it proved to be promising for the development of resources that can help on the education of deaf children. The tool which has been built for this project enabled the teaching of Portuguese language for a deaf student, however it has to be highlighted that some points could have contributed for a more effective teaching process, such as the use of a more succinct vocabulary. In spite of Scratch limitations and the mistakes made in the development of the resource, it is possible to conclude that the project has contributed to the education and that through more researches it will be possible to create an even better resource, even more effective in teaching process of hearing impaired students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11600
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2015_2_03.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.