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Título: Utilizando o scratch para o ensino da matemática
Autor(es): Kleinubing, Jorge José
Orientador(es): Tenório, Marcos Mincov
Palavras-chave: Jogos no ensino de matemática
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Comunicação na tecnologia
Games in mathematics education
Scratch (Computer program language)
Communication of technical information
Data do documento: 20-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: KLEINUBING, Jorge José. Utilizando o scratch para o ensino da matemática. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta um jogo educacional digital que visa colaborar com o ensino-aprendizagem de matemática. Para o desenvolvimento deste jogo levou-se em consideração a popularização de Smartphones, tablets e computadores, no cotidiano dos alunos. Levando em consideração esta popularização foi analisado o uso de TICs na docência, para isto foi aplicado um questionário em turmas do 6º ao 9º ano do Colégio Mater Dei de Pato Branco/PR para coletar informações quanto a presença de Smartphones, tablets e computadores na vida dos alunos e quais suas opiniões sobre o uso de jogos educacionais digitais no ensino-aprendizagem. As respostas contribuíram para a construção do jogo educacional que foi desenvolvido utilizando o Scratch, ferramenta gratuita para o uso educacional. O objetivo do jogo é auxiliar os alunos que possuem dificuldade em assimilar os conteúdos da matemática, bem como propiciar aos professores uma nova ferramenta de trabalho. Conversas informais com professores e pedagogas do colégio resultaram na escolha dos conceitos que os alunos apresentavam maior dificuldade. Este trabalho propõe a utilização de jogos educacionais digitais para auxiliar no ensino aprendizagem da matemática nas turmas do Ensino Fundamental II, para que os alunos tenham um método de ensino através do meio digital.
Abstract: This paper presents a digital educational game that aims to collaborate with the mathematics teaching and learning. For the development of this game took into account the popularity of smartphones, tablets and computers, the students' daily lives. Taking into account this popularization was analyzed the use of ICT in teaching, for this was a questionnaire in 6 classes to 9th grade College Mater Dei Pato Branco / PR to collect information regarding the presence of smartphones, tablets and computers in life students and what their views on the use of educational games in the teaching-learning. Responses contributed to the construction of the educational game that was developed using the Scratch, free tool for educational use. The goal is to help students who have difficulty assimilating mathematics content and provide teachers a new tool. Informal conversations with the school teachers and pedagogues resulted in the choice of concepts that students had more difficulty. This paper proposes the use of digital educational games to assist in the teaching of mathematics learning in classes of elementary school II, so that students have a teaching method through the digital medium.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11603
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