Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11725
Título: Ábacos para o dimensionamento de estruturas de coberturas em duas águas
Autor(es): Lodi Júnior, Olmeris
Orientador(es): Souza, Edson Florentino de
Palavras-chave: Madeiras de construção
Estruturas de madeira (Construção civil)
Engenharia civil
Timber
Wooden-frame buildings
Civil engineering
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: LODI JÚNIOR, Olmeris. Ábacos para o dimensionamento de estruturas de coberturas em duas águas. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: A madeira é um dos materiais usados desde a pré-história pelo homem na construção civil. É um material de fácil acesso e baixo consumo energético. O presente trabalho traz todo o processo de dimensionamento de estruturas de madeira para coberturas, sejam elas residenciais ou não, obedecendo os requisitos da norma NBR 7190 de 1997 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo deste trabalho é tornar a construção e confecção de estruturas de coberturas de madeira mais eficaz, tomando como ponto de partida que todo o estudo realizado neste trabalho foi para a criação de ábacos onde se aplicam dimensões mínimas das peças estruturais de madeira para determinado tipo de edificação de acordo com alguns parâmetros tomados como variáveis no processo executivo deste trabalho.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11725
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COECI_2018-2_08.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.