Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11728
Título: Estudo das patologias nos sistemas hidráulico-sanitários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Câmpus Guarapuava
Autor(es): Souza, Isabela dos Santos Custódio de
Orientador(es): Kempka, Mariane
Palavras-chave: Instalações hidráulicas e sanitárias
Esgotos
Engenharia civil
Plumbing
Sewerage
Civil engineering
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: SOUZA, Isabela dos Santos Custódio de. Estudo das patologias nos sistemas hidráulico-sanitários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Câmpus Guarapuava. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: O presente trabalho possui o intuito de diagnosticar as patologias existentes nos sistemas hidráulico-sanitários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Guarapuava. Coletando dados e informações a partir de um questionário online aplicado aos usuários da instituição em conjunto com análises documentais para verificar quais sistemas possuem a maior ocorrência de patologias, além de, verificar de acordo com a percepção de seus usuários a frequência em que ocorre e em qual local tais patologias se manifestam. O trabalho permitiu que os alunos, a maior população do Câmpus, pudessem manifestar suas opiniões acerca das instalações hidráulicas de água fria, esgoto sanitário e drenagem. Embora o Câmpus conte com um sistema de gerenciamento de reclamações, os alunos não tem acesso ao portal. Por este motivo houve divergências entre aos dados obtidos no questionário e àqueles obtidos através dos chamados. Por meio das avaliações contidas no sistema de gerenciamento, determinou-se que nas instalações de água fria e esgotos sanitários a patologia de maior ocorrência foi vazamento. Já pela avaliação das respostas do questionário, o tempo insuficiente da torneira teve maior número de reclamações para as instalações de água fria. O mau cheiro, patologia do sistema de esgotos, foi identificado por 74,3% das pessoas que responderam o questionário. Das análises foi possível verificar que os registros dos chamados no sistema de gerenciamento não representam a realidade observada pelos usuários do Câmpus, pois a opinião da maior parcela de usuários, os alunos, não é levada em consideração. Ao final, avaliando apenas as respostas dos usuários, identificou-se que o surgimento das patologias está relacionado com a frequência de uso das instalações.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11728
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COECI_2018-2_09.pdf4,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.