Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11781
Título: Análise da fiabilidade e melhoria do processo de fabrico: estudo de caso em uma fábrica de componentes para automóveis
Autor(es): Placca, Gabriela Chaves
Orientador(es): Ramos, Sandra
Palavras-chave: Fábricas - Manutenção
Serviços de suporte (Gerenciamento)
Engenharia mecânica
Plant maintenance
Support services (Management)
Mechanical engineering
Data do documento: 17-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: PLACCA, Gabriela Chaves. Análise da fiabilidade e melhoria do processo de fabrico: estudo de caso em uma fábrica de componentes para automóveis. 2017. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, 2017.
Resumo: A condução atual dos negócios, considerando uma economia globalizada e altamente competitiva, necessita de mudanças na mentalidade e posturas do setor industrial. O conceito de que a função da manutenção é restabelecer as condições originais dos equipamentos está ultrapassado. Na visão atual, a manutenção deve ser organizada, e deve evitar as ocorrências dos eventos de falha, objetivando reduzir custos industriais e maximizar a produtividade de máquinas e equipamentos. Face ao exposto, o seguinte estudo deseja abordar com prontidão e de forma proactiva, a melhoria e optimização do processo de uma linha de produção específica, por meio do gerenciamento estratégico das atividades da manutenção. Este trabalho tem por finalidade estudar e analisar o comportamento da fiabilidade de um sistema industrial, visando obter informações para gerir as atividades da manutenção de uma maneira mais eficiente, propiciando a contenção de falhas e o aumento da disponibilidade operacional dos equipamentos produtivos. Após a execução do estudo, pode-se concluir que as análises de falhas e da fiabilidade da linha foram essenciais para auxiliar na adequada seleção da estratégia de manutenção a ser adotada, e para a prevenção de falhas. Buscou-se ao invés da eliminação de todos dos problemas, agir criando um programa de ação para os problemas mais críticos, o que levou a diminuir rapidamente o número de ocorrência de falhas.
Abstract: The today’s business driving, considering a globalized and highly competitive economy, requires changes in the mentality and attitudes of the industrial sector. The concept that the maintenance function is just to restore the original equipment conditions is overpast. In the current view, maintenance must be organized, and must avoid the occurrence of failure events, in order to reduce industrial costs and maximize the productivity of machines and equipment.Considering that the following study intends to promptly approach in a proactive way the improvement and optimization of the process of a specific production line through the strategic management of the maintenance activities. This work aims to study and analyze the reliability behavior of an industrial system, and use this information to manage maintenance activities in a more efficient way, aiming to contain failures and increase the operational availability of the machinery.After this study, it can be concluded that failure and reliability analysis were essential to assist the proper selection of the maintenance strategy that should be adopted and to prevent failures. It can also be concluded that, instead of seeking to eliminate all of the problems found in the production line, choosing to create a program of action for the most critical problems has led to a rapid decrease in the number of failures occurrences.
Descrição: O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11781
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COEME_2017_2_14.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.