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Título: Pró-letramento em matemática: problematizando a construção do conceito de frações: uma contribuição para a formação de professores
Autor(es): Schastai, Marta Burda
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Frações
Ensino fundamental
Alfabetização
Fractions
Fundamental education
Literacy
Data do documento: 19-Jun-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHASTAI, Marta Burda. Pró-letramento em matemática: problematizando a construção do conceito de frações: uma contribuição para a formação de professores. 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa. 2012.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo contribuir na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de oficinas pedagógicas baseadas no fascículo de frações do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento Matemática. A pesquisa foi realizada no ano de 2011, em um curso de 30 horas para 16 professores do 2º ano do 2º ciclo (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de 9 anos da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. Do ponto de vista metodológico, o estudo inseriu-se em uma pesquisa interpretativa de natureza qualitativa e finalidade aplicada. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: o questionário, o Pré-teste, o Pós-teste, o Diário Coletivo e o Diário de Bordo. A partir do questionário foi possível traçar o perfil dos professores e com os resultados do Pré-teste foram detectadas as dificuldades e os obstáculos que os professores encontravam no ensino de frações. Após análise e avaliação dos dados obtidos com estes instrumentos foram organizadas sete oficinas pedagógicas visando o aprofundamento do conteúdo e estratégias de ensino. Os registros do Diário de bordo foram utilizados pela pesquisadora/aplicadora para a confirmação e/ou adaptações nas oficinas de modo atender as necessidades dos professores participantes do curso. Ao término das oficinas foi aplicado o Pós-teste, que juntamente com os comentários registrados pelos professores no Diário Coletivo, serviu de parâmetro para avaliar o aprendizado durante as oficinas. Ao final do curso percebeu-se que as atividades realizadas nas oficinas pedagógicas contribuíram para ampliar o conhecimento dos professores tanto no aprofundamento conceitual quanto nas estratégias de ensino, e ainda evidenciou-se a relevância do acompanhamento sistematizado das equipes centrais das instituições mantenedoras (Secretarias Municipais e Estaduais de Educação), para que o professor não se sinta isolado diante do desafio de ensinar e possa propiciar aos seus alunos uma aprendizagem cada vez melhor. Como produto final desse trabalho, apresenta-se o Caderno Pedagógico: “As oficinas na formação continuada de professores - uma estratégia do Pró-Letramento Matemática para a construção do conceito de frações”, cuja finalidade é a de orientar ações pedagógicas no ensino de frações.
Abstract: The present study aimed to contribute to the training of teachers of the first years of elementary school from teaching workshops based on issue fractions of the Program of Continuing Education Pro-Literacy Mathematics. The survey was conducted in 2011, on a course of 30 hours for 16 teachers in the 2nd year of the 2nd cycle (former 4th grade) elementary school for nine years the Municipal School of Ponta Grossa city. From the methodological point of view, the study entered into a qualitative interpretative research and applied purposes. For data collection we used the following instruments: the questionnaire, the Pre-test, the Post-test, the Collective Diary and Diary. From the questionnaire it was possible to trace the profile of teachers and the results of the pre-test were found difficulties and obstacles that teachers were in teaching fractions. After analysis and evaluation of data obtained with these instruments were organized seven workshops aimed at deepening the educational content and teaching strategies. The logbook records were used by the Researcher/Applicator for confirmation and adaptations in the workshops so teachers meet the needs of course participants. At the end of the workshops was applied post-test, which along with the comments recorded by teachers in the Journal Collective, served as parameter for assessing learning during the workshops. At the end of the course it was noted that activities in educational workshops contributed to the knowledge of teachers both in conceptual and deepening the teaching strategies, and also revealed the importance of systematic monitoring of the core teams of institutions offering (Municipal Education and State), so that the teacher does not feel isolated from the challenge of teaching and can provide its students with a learning better. As a final product of this work, we present the Educational Booklet: "The workshops on continuing education of teachers - a strategy of Pro-Literacy Mathematics for the construction of the concept of fractions”, whose purpose is to guide pedagogical practices in teaching fractions.
Descrição: Acompanha: Caderno pedagógico: as oficinas na formação continuada de professores: uma estratégia a partir do pró-letramento matemática para a construção do conceito de frações.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1234
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