Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViecheneski, Juliana Pinto-
dc.date.accessioned2015-06-11T19:10:16Z-
dc.date.available2015-06-11T19:10:16Z-
dc.date.issued2013-02-08-
dc.identifier.citationVIECHNESKI, Juliana Pinto. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios teórico-práticos para a iniciação à alfabetização científica. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1250-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de atividades: Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios teóricos-práticos para a iniciação à alfabetização científicapt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to propose a didactic sequence that contributes to the initiation of scientific literacy of students in the literacy process of language. We started from the assumption that the epistemological orientations of focus STS (Science, Technology and Society), contribute to the scientific literacy of students in the early years, but also provide activities for reading and writing larger context and meaning. From this perspective, was applied didactic sequence, based on the theme "human food". We opted for a qualitative methodological approach, interpretative, with the children of 1st year 1st Cycle of Basic Education in a public school in Ponta Grossa - PR. Data were collected through application of diagnostic testing, observation, audio recordings, photographs, written records, illustrations performed by children and post test. The results indicate that the activities of the modules of the didactic sequence, contributed to the progressive advancement of knowledge of the students, both in relation to the issues underlying the teaching of science and the initiation of scientific literacy, as compared to the literacy process of mother tongue demonstrating that it is possible, from the initial stage of schooling, effective interdisciplinary work and contextualized, centered on citizenship training. Remember that the implementation of this proposal requires collective effort and commitment inherent in the implementation of pedagogical action - research practice, reflection and continuing education. With the purpose of sharing teaching knowledge with other professionals in the field, as a final product of this work, we designed a notebook containing the activities, as well as reflections and guidelines for the initiation of students to the process of scientific literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChildren - Education (Primary)pt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais : subsídios teórico-práticos para a iniciação à alfabetização científicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é propor uma sequência didática que contribua para a iniciação à alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização da língua materna. Partiu-se do pressuposto de que as orientações epistemológicas do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), contribuem para a alfabetização científica dos alunos dos anos iniciais, como também, propiciam às atividades de leitura e escrita maior contextualização e significado. Nessa perspectiva, foi aplicada uma sequência didática, a partir do tema “alimentação humana”. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa, junto a crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa - PR. Os dados foram coletados por meio de aplicação de teste diagnóstico, observação, gravações em áudio, fotografias, registros escritos, ilustrações realizadas pelas crianças e pós-teste. Os resultados indicam que as atividades dos módulos da sequência didática, contribuíram para o avanço progressivo dos conhecimentos dos alunos, tanto em relação às questões subjacentes ao ensino de ciências e à iniciação da alfabetização científica, quanto em relação ao processo de alfabetização da língua materna, demonstrando que é possível, desde a fase inicial de escolarização, efetivar um trabalho interdisciplinar e contextualizado, centrado na formação para a cidadania. Vale lembrar que a implementação dessa proposta requer esforço coletivo e concretização do compromisso inerente à ação pedagógica – a prática da pesquisa, da reflexão e da formação permanente. Com o propósito de compartilhar saberes docentes com outros profissionais da área, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno, contendo as atividades desenvolvidas, assim como reflexões e orientações para a iniciação dos alunos ao processo de alfabetização científica.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Carletto, Marcia Regina-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Viecheneski, Juliana Pinto_2013.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Viecheneski, Juliana Pinto_2013_1.pdf27,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.