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dc.creatorSantos, Everton Schneider dos
dc.date.accessioned2020-11-16T13:09:40Z-
dc.date.available2020-11-16T13:09:40Z-
dc.date.issued2015-06-12
dc.identifier.citationSANTOS, Everton Schneider dos. Recomendação de conteúdo em um contexto de Big Data. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12519-
dc.description.abstractThis work uses knowledge extraction in social media based on content recommendation. The process is aided in Big Data aproaches and uses sentiment mining. The growing in social media is a challenge for companies and reasearchers focusing knowledge extraction of massive data in real time. This work evaluated the user preference for technology companies. Sentiment mining is used to measure user preference for a given company. The gathered data are used to build content recommenders and its results are analyzed. The UserBased recommender, with NearestNUser neighborhood and Tanimoto Coefficient similary obtained results closest to ideal, with a score of 0.020, precision of 0.246, recall of 0.259 and F1 measure of 0.252.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectProcessamento eletrônico de dadospt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectElectronic data processingpt_BR
dc.titleRecomendação de conteúdo em um contexto de big datapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o uso de recomendação de conteúdo para extração de conhecimento em redes sociais. O processo é amparado nas abordagens de Big Data, além de fazer uso de mineração de sentimentos. O crescimento na geração de conteúdo em redes sociais é um desafio para empresas e pesquisadores que desejam extrair conhecimento em tempo real de volumes massivos de dados. Avaliou-se a preferência dos usuários por empresas de tecnologia. Para medir a preferência dos usuários por um determinado item foi utilizada a abordagem baseada em mineração de sentimentos. Os dados gerados foram então utilizados para construir recomendadores de conteúdo e os resultados obtidos foram avaliados. O recomendador do tipo Userbased, com a vizinhança do tipo NearestNUser e a medida de similaridade Tanimoto Coefficient obteve os resultados que mais se aproximaram do ideal, com um score de 0.020, precisão de 0.246, cobertura de 0.259 e medida F1 de 0.252.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Candido Junior, Arnaldo
dc.contributor.referee1Candido Junior, Arnaldo
dc.contributor.referee2Bazzi, Claudio Leones
dc.contributor.referee3Paula Filho, Pedro Luiz de
dc.contributor.referee4Aikes Junior, Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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