Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12706
Título: Análise da capacidade do processo de fabricação de frascos de plásticos: um estudo de caso em uma empresa de embalagens
Título(s) alternativo(s): Analysis of the capacity of the Manufacture of plastic bottles process: A case study in a packaging company
Autor(es): Lima, Diesley Victor Carvalho
Orientador(es): Santos, José Airton Azevedo dos
Palavras-chave: Controle de processo 
Gráficos em engenharia
Qualidade dos produtos
Process control
Engineering graphics
Quality of products
Data do documento: 29-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIMA, Diesley Victor Carvalho. Análise da capacidade do processo de fabricação de frascos de plásticos: um estudo de caso em uma empresa de embalagens. 2017.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Em um mercado altamente competitivo as empresas estabelecem metas e buscam a melhoria continua de seus produtos e processos. Dessa forma é comum a aplicação das ferramentas da qualidade para atingir tais metas. Estas ferramentas destacam se pelo aumento da qualidade dos produtos, por meio de uma análise estatística dos dados coletados do processo. Diante do exposto, o estudo realizado em uma indústria de embalagens, teve como foco específico analisar e verificar as principais causas de variabilidade do peso de frascos plásticos, por meio de gráficos de controle e cálculo da capacidade do processo. Para tanto, foram pesados trezentos e quatro frascos de 100 mililitros. Verificou-se que o índice de capacidade Cpk, está abaixo de um, o que classifica o processo como não capaz.
Abstract: n a highly competitive market, companies set goals and seek continuous improvement of their products and processes. Therefore, it is common to apply quality tools to achieve these goals. These tools stand out by increasing the quality of the products, through a statistical analysis of the collected data of the process. Considering the above, the study was carried out in a packaging industry and had as specific focus to analyze and verify the main causes of weight variability of plastic bottles, by applying control charts and calculating the process capacity. For that, three hundred and four bottles of 100 milliliters were weighed. It has been found that the capacity index (Cpk) is below one, which classifies the process as not capable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12706
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecapacidadeprocessofabricacao.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.