Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12742
Título: Análise do sistema de medição: uma abordagem técnico-gerencial ao controle estatístico de processos de uma indústria alimentícia
Título(s) alternativo(s): Measurement system analysis: a technical-managerial approach to the statistical control of process in a food industry
Autor(es): Spancerski, Jandrei Sartori
Orientador(es): Santos, José Airton Azevedo dos
Palavras-chave: Controle de processo - Métodos estatísticos
Qualidade
Gestão da qualidade total
Process control - Statistical methods
Quality
Total quality management
Data do documento: 8-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SPANCERSKI, Jandrei Sartori. Análise do sistema de medição: uma abordagem técnico-gerencial ao controle estatístico de processos de uma indústria alimentícia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Empresários em geral buscam possuir um meio gerencial para tomar decisões com base em dados obtidos de seus processos. Para uma tomada de decisão mais assertiva, busca-se o estudo de confiabilidade dos resultados, dado por um diagnóstico preciso. O presente trabalho tem o intuito de analisar o sistema de medição utilizado pelo controle estatístico de processos de uma indústria de alimentos localizada no oeste do Paraná, por meio de procedimentos experimentais, a fim de analisar a incidência de fatores que possam desviar do real resultado gerado pelo processo. No decorrer do estudo, apresentou-se as etapas advindas do método experimental, que constitui-se do desenvolvimento de um design de experimentos, proporcionando uma abordagem única e precisa para obtenção de todos os dados necessários para a realização dos estudos estatísticos. Os resultados destes experimentos se deram por meio de gráficos e tabelas, gerados através do software Minitab®. De forma geral, o sistema de medição apresentou uma influência de 26,37% nos resultados dos indicadores do processo. Todos os resultados deste trabalho foram repassados à empresa, para que possam tomar decisões perante as falhas em seu sistema de medição. Sendo assim, este estudo proporcionou uma visualização em um aspecto técnico-gerencial da importância de se ter um sistema que gere dados confiáveis ao seu gestor, permitindo tomadas de decisão embasadas na real situação dos processos.
Abstract: Entrepreneurs generally seek a managerial means to make decisions based on data obtained from their processes. For a more assertive decision-making, the study of results results, given by an accurate diagnosis, is sought. The present work intends to analyze the decision system controlled by the process of view of all the effects of the apparatus. process. In the course of the study, it was presented as stages from the experimental method, which constitutes the development of an experimental project, providing a unique and precise approach for the selection of all the necessary data for the accomplishment of the statistical studies. The results obtained are generated through graphs and tables, generated through Minitab® software. The general form, the measurement system of an influence of 26,37% on the results of the process indicators. All of its results were passed on to the company. Thus, the study took a perspective view of the importance of a system that shows data to its manager, making the most realistic shots in a real process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12742
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisemedicaocontroleestatistico.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.