Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12795
Título: Estudo da viabilidade econômica e financeira da implantação de uma casa de pôquer em um município do estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Study of the economic and financial feasibility of implementing a poker house in a municipality in the state of São Paulo
Autor(es): Mizuta, Tulio Carnelós
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Empreendedorismo
Planejamento empresarial
Pôquer
Entrepreneurship
Business planning
Poker
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MIZUTA, Tulio Carnelós. Estudo da viabilidade econômica e financeira da implantação de uma casa de pôquer em um município do estado de São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Dentro da esfera global, em um contexto dinâmico e abrangente, o estudo relacionado ao empreendedorismo está cada vez mais aprofundado. Visto isso, o presente trabalho teve como finalidade analisar a viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma casa de pôquer em uma cidade do estado de São Paulo. A escolha por este ramo de negócio foi motivada pela crescente do esporte, tanto a nível nacional quanto mundial, e devido à demanda latente, ou seja, ao mercado ainda não saturado e que proporciona diversas oportunidades. Isto posto, a pesquisa caracteriza-se como básica, quantitativa, exploratória e documental, além disso foi realizada uma revisão bibliográfica que aborda assuntos como empreendedorismo, pôquer, plano de negócios e marketing no setor de serviços. Foram coletados dados que permitiram a elaboração do plano de negócio, considerando os aspectos mercadológicos, jurídico-legais e econômico-financeiros referente ao objetivo desejado. O trabalho foi baseado no Plano de Negócios do Sebrae. Como resultado do plano de negócio, a implantação é viável, com prazo de retorno de investimento de 17 meses.
Abstract: In the dynamic and comprehensive context of the global market, the study related entrepreneurship is getting deeper and deeper. This work analyzed the economic and financial viability for the implementation of a poker house in a city in the state of São Paulo. The choice of this business line was motivated by the growing demand, nationally and worldwide, of this market. The research is quantitative, exploratory and documentary, in addition a bibliographic review was carried out that addresses issues such as entrepreneurship, poker, business plan and marketing in the service sector. The data collected allowed the development of the business plan, considering the market, legal and economic-financial aspects. The work was based on the Sebrae Business Plan. As a result of the business plan, implementation is feasible, with a 17-month return on investment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12795
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viabilidadeimplantacaocasapoquer.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.