Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12813
Título: A utilização da curva ABC como ferramenta de gerenciamento de estoque
Título(s) alternativo(s): The use of the ABC curve as a stock management tool
Autor(es): Costa, Gustavo Nunes
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Controle de custo
Controle de estoque
Comunicação visual
Cost control
Inventory control
Visual communication
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: COSTA, Gustavo Nunes. A utilização da curva ABC como ferramenta para o gerenciamento de estoque. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Com o intuito de reduzir seus custos e aumentar a lucratividade, as empresas começaram a verificar que a compra de muitos itens para fabricar seus produtos ou até mesmo o excesso de produção gerava um capital investido parado na qual não gerava qualquer retorno benéfico para a empresa. Visto isso, começou-se a ter um gerenciamento de estoque mais preciso para que não haja o montante parado e que tenha o necessário para atender a demanda desejada. Uma das ferramentas que se utiliza no gerenciamento é a curva ABC, ou princípio de Pareto, onde classifica os itens em A, os itens de maior custo e que devem permanecer minimamente no estoque. Os classificados em B, os intermediários, e por fim os C, os de menores custos. O presente trabalho, com base em estudo teórico da literatura, buscou estudar os estoques presentes em todos os setores da empresa e quais são os itens que mais representam o valor financeiro. Com os resultados obtidos pela análise da curva ABC, foi proposto melhorias no setor por meio de aplicações de ferramentas como kanban para auxiliar no gerenciamento de estoque.
Abstract: In order to reduce costs and increase profitability, companies began to verify that the purchase of many items to manufacture their products or even the over-production generated a capital standing atwich resulted in some beneficial return for the company. Seen it, began to have a more accurate inventorymanagement to prevent demand. One of the tools used in managing is the ABC curve, or Pareto principle, where sorts the items classified in “A” represent the largest cost items and must remain minimally in stock. The classified in B, intermediaries, and finally the “C”, those of lower costs. The presente work, based on theoretical study of literatura, sought to studystocks presente in all sector of the company and what are the items that most represent the financial value. As a results obtained by the ABC curve analysis, proposed improvements in the sector through tools such as kanban applications to assist in inventory management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12813
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
curvaabcgerenciamentoestoque.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.