Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12816
Título: Aplicação de métodos de previsão de demanda em uma indústria de beneficiamento de cereais do Paraná
Autor(es): Almeida, Tatiana Domingues de
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Demanda (Teoria econômica)
Controle de produção
Farinha de trigo
Demand (Economic theory)
Production control
Flour
Data do documento: 24-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALMEIDA, Tatiana Domingues de. Aplicação de métodos de previsão de demanda em uma indústria de beneficiamento de cereais do Paraná. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A previsão de demanda se torna uma necessidade crescente como ferramenta no planejamento estratégico de uma empresa que procura se manter no mercado globalizado, principalmente com o aumento constante da concorrência e da competitividade. Com as oscilações de mercado e de exigências e prioridades dos consumidores, “quando” e “como” produzir são questionamentos que desafiam as indústrias todos os dias, tentando buscar o sucesso e a excelência. O cultivo do trigo no estado do Paraná é referência no país e a maior parte de moinhos para fabricação de farinha de trigo se encontra no estado. Este trabalho apresenta os principais métodos quantitativos de previsão de demanda da produção de trigo em um desses moinhos e as vantagens de empregá-los dentro de uma organização. Além disso, após análise do comportamento dos dados, aplica o modelo de previsão de demanda de Holt-Winters, que lida com as variáveis nível, tendência e sazonalidade de dados históricos. Os dados fornecidos pela empresa, de 2008 a 2013, foram organizados e separados em períodos, onde cada mês representou um período distinto. Após organizados os dados, foram calculadas as previsões, os erros e as constantes de suavização para os modelos aditivo e multiplicativo de Holt-Winters. Os modelos foram satisfatórios, principalmente o aditivo, e podem ser usados como ferramenta de previsão de demanda pela empresa.
Abstract: Demand forecasting becomes an increasing necessity in a company's strategic planning seeking to remain in the global market, especially with the rising competition and competitiveness. Due the market’s fluctuation and fluctuation of consumers’ requirements and priorities, “how” and “when” to produce are questions that challenge companies every day. Wheat growth in Parana is reference all over the country and the state holds the majority of the flour mills plants. This paper presents the main quantitative methods to predict the demand of wheat production in a flour mill plant and the advantages of employing them within an organization. It also implements the Holt-Winters method to determine demand forecasting. This model deals with three variables: level, trend and seasonality of historical data. The data provided by the company, from the range of 2008 to 2013, were organized and separated into one-month periods. After data has been organized, then demand predictions, errors and smoothing constants were calculated, for both versions of Holt-Winters model: additive and multiplicative. The models were satisfactory, especially the additive one, and it can be used as a demand forecasting tool for the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12816
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_TCC_2014_2_17.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.