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dc.creatorLuvizotto, João Paulo Neves
dc.date.accessioned2020-11-16T13:54:16Z-
dc.date.available2020-11-16T13:54:16Z-
dc.date.issued2014-11-25
dc.identifier.citationLUVIZOTTO, João Paulo Neves. Análise de demanda e simulação da dinâmica operacional de uma central telefônica. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12826-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze using techniques of statistical analysis and computer simulation data of operation and demand a telephone exchange of a public institution located in the west of Paraná. Initially the data were collected and the movement of the plant was evaluated by means of statistical tests to establish the peak times for use in the simulation, for both a model of the dynamic, stochastic and discrete type was implemented in the simulation software Arena® ®. In addition, we evaluated the same core through the Erlang formula C, which itself presents an equation for simulating demand service and telephone exchanges. After the simulation, new configurations were tested in order to optimize the treatment system service with the correct distribution of employees taking into consideration the peak hours.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectControle de processopt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectProcess controlpt_BR
dc.subjectMathematical optimizationpt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.titleAnálise de demanda e simulação da dinâmica operacional de uma central telefônicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar através de técnicas de análises estatísticas e simulação computacional os dados de funcionamento e demanda do serviço de uma central telefônica de uma instituição pública localizada no oeste do Paraná. Inicialmente os dados foram coletados e o movimento da central foi avaliado por meio de testes estatísticos para estabelecer os horários de pico a serem utilizados na simulação, para tanto um modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação Arena® ®. Além disso avaliou-se a mesma central por meio da fórmula de Erlang C, que apresenta uma equação própria para simulação de serviço e demanda em centrais telefônicas. Após realizar a simulação, foi testado novas configurações no sistema de atendimento visando otimizar o serviço com a distribuição correta dos funcionários levando em consideração os horários de pico.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Carla Adriana Pizarro
dc.contributor.advisor-co1Santos, José Airton Azevedo dos
dc.subject.cnpqEngenharia de Produçãopt_BR
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