Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12831
Título: Aplicação de métodos de previsão de demanda de um produto em uma indústria de alimentos do Paraná
Autor(es): Santos, Sara Rodrigues dos
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Demanda (Teoria econômica)
Administração da produção
Biscoitos - Indústria
Demand (Economic theory)
Production management
Cookie industry
Data do documento: 24-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Sara Rodrigues dos. Aplicação de métodos de previsão de demanda de um produto em uma indústria de alimentos do Paraná. 2014. 40 f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A previsão de demanda exerce um papel importante para que as organizações obtenham vantagens competitivas, pois serve como ferramenta para o planejamento e tomada de decisão na administração de estoques e em diversas áreas que envolvem a produção de produtos e serviços, como por exemplo, a gestão da cadeia de suprimento, a administração de estoque e o planejamento e controle da produção. Porém para a utilização das informações encontradas é necessário à verificação de sua acurácia. A pesquisa realizada foi exploratória, bibliográfica, onde se procedeu um estudo de caso com a finalidade de aplicação. No desenvolvimento deste trabalho, selecionou-se um o produto por meia da indicação dos gestores o biscoito de maior importância financeira para empresa, aplicou-se os métodos de previsão mais adequados para as características da série temporal, a fim de encontrar os valores mais acertados. Os métodos quantitativos de previsão de séries temporais empregados foram os método de Holt-Winters Multiplicativo e o Holt-Winter Aditivo. Após a análise dos erros de previsão, o método escolhido e proposto como ferramenta de apoio as tomadas de decisão da administração da produção é o Método de Holt-Winters Aditivo, pois apresentou melhor assertividade, enquanto os erros do método Multiplicativo possui maior amplitude.
Abstract: Demand forecasting plays an important role for organizations to gain competitive advantages, the it serves as a tool for planning and decision making in various areas que involves the production of goods and services, such as the management of the supply chain, the inventory management and production planning. But for the use of the information found is Necessary to check its accuracy. The research was exploratory, literature, where it Conducted a case study with the purpose of application. Developing In this work, we selected the product of greater financial then importance of the company, we Applied the Most Suitable for the characteristics of time-series forecasting methods in order to find The most agreed values. Quantitative methods of forecasting time series Were employed the method of Holt-Winters Multiplicative and the Additive Holt-Winter. After the analysis of forecast errors, the chosen and the Proposed a support tool outlets of operations management decision method is the method of Holt-Winters additive since it was more assertive than the Multiplicative method.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12831
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_TCC_2014_2_16.pdf920,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.