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Título: Sistema toyota de produção: um estudo na linha de produção em uma indústria de confecção de ternos
Autor(es): Ricci, Mayara Rohenkohl
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Métodos de linha de montagem
Instalações industriais - Layout
Automação
Assembly-line methods
Plant layout
Automation
Data do documento: 29-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RICCI, Mayara Rohenkohl. Sistema toyota de produção: um estudo na linha de produção em uma indústria de confecção de ternos. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O setor de confecção de vestuário vem crescendo nos últimos anos, isso se deve ao aumento da demanda pelos produtos ofertados, consequentemente ao crescimento, as indústrias necessitam se adaptar à demanda. Algumas procuram por funcionários novos, outras querem o aumento produtivo com a quantidade de funcionários que já possui. A indústria de confecção em estudo trabalha atualmente com vestuário social masculino, está localizada na região Oeste do Paraná e trabalha somente por encomendas. Porém a produção existente não supre a demanda desejada, necessitando de estudos e análises. Para isto deve-se analisar o balanceamento produtivo e o layout do processo de confecção. Os estudos realizados foram do layout, dos tempos das operações e do balanceamento da linha, seguindo a teoria proposta pelo Sistema Toyota de Produção que são as análises de perdas por transporte. A teoria mostra que a minimização dessa perda se dá pelo estudo do layout e para que o mesmo esteja de acordo com a produção há necessidade de balancear a linha com auxílio dos tempos das operações, que são os tempos dos funcionários que as realizam. Primeiramente, o estudo do layout mostrou que há muita distância percorrida de um posto de trabalho ao outro. Já o balanceamento mostra que alguns postos de trabalho estão balanceados e outros não, gerando ociosidade. Trazendo como proposta duas formas para reduzir o transporte interno da indústria, a primeira organiza o layout de forma como o balanceamento sugere e a segunda mostra uma melhoria no layout de acordo com o layout existente. Através deste estudo foi possível a observação dos caminhos que são percorridos ao longo do processo produtivo e atualmente não apresentam desvantagens no processo, pois há ociosidade entre os funcionários. Para a nova proposta do layout criou-se um arranjo físico por processo, então os postos de trabalho ficaram mais perto um do outro não sendo observada a perda por transporte.
Abstract: The garment sector has been growing in recent years, this is due to increased demand for products offered consequently growth, industries need to adapt to demand. Some industries needs new employees, others want to increase the yield with the number of employees you already have. The clothing industry under study currently works with male social clothing, is located in West Paraná and only works for orders. But the existing production does not meet demand desired, requiring studies and analyzes. To this must be analyzed balancing production and layout of the sews process. The studies were performed on the layout, the times of operations and line balancing, on the theory proposed by the Toyota Production System which are analyzes of transport losses. The theory shows that the minimization of this loss occurs by studying of the layout and there is a need to balance the line with the aid of the times of the operations, which are the times of the employees who perform them. First, the study showed that there is distance from one job to another. Already, the balancing shows that some jobs are balanced and not others, causing idleness. Bringing as proposed two ways to reduce the transportation indoor the industry, first arrange the layout of how the balancing suggests and the second shows an improvement in the layout according to the existing layout. Through this study it was possible to observe the paths traversed along the production process and currently there are disadvantages in the process, as there are idleness among employees. The new proposal for the layout created are a physical arrangement by process, then the jobs are closer to each other with no observed loss per carriage.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12882
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