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Título: Análise e previsão de demanda de peças de vestuário em uma microempresa de Campo Grande/MS
Autor(es): Adami, Leandro Gallego
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Funções de demanda (Teoria econômica)
Logística empresarial
Administração - Métodos de simulação
Vestuário - Indústria
Demand functions (Economic theory)
Business logistics
Management - Simulation methods
Clothing and dress - Industry
Data do documento: 11-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ADAMI, Leandro Gallego. Análise e previsão de demanda de peças de vestuário em uma microempresa de Campo Grande/MS. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A concorrência do mercado varejista de vestuário dificulta que pequenas e microempresas de Campo Grande - Matos Grosso no Sul, entrem competitivamente junto ao setor. A previsão de demanda, e a gestão de estoques, são ferramentas fundamentais para o sucesso e obtenção de lucros dentro da organização. O objetivo deste trabalho foi então identificar um método de previsão de demanda adequado para as vendas de peças de vestuário de uma microempresa. Foram coletados dados históricos de vendas, organizados mensalmente e realizadas análises de seus comportamentos. Contudo escolheu-se 3 produtos para estudos aprofundados e aplicação de modelos de previsão buscando as melhores previsões possíveis, através das constantes de suavização e minimização dos erros. Os resultados mostraram que o método de Holt-Winters foi empregado devido observações de tendência e sazonalidade dos dados de vendas, que mesmo sendo pequeno o número de dados históricos, ofereceu uma boa previsão para os meses seguintes às últimas coletas de dados.
Abstract: The competition business retailer of clothing hampers the intake of small and microenterprises of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, enters competitively in the sector. The demand forecast and the inventory management are essential tools for the success and profit of the organization. The aim of this study was identifying a method of demand’s forecast suitable for the clothes’ selling. Historical datas of selling were collected, arranged per month and the analysis of these behaviors were accomplished. Three products were selected to be specifically studied and for the application of models of forecast and afterward, for the pursuit of the best possible forecast through constant smoothing and errors minimization. The results showed that the chosen model was the Holt-Wintersmainly due to seasonal sale datas and it was possible to watch the forecasts for the next months after the last datas collected.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12904
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