Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12906
Título: Avaliação da qualidade em uma indústria moveleira do estado do Paraná: estudo de caso
Autor(es): Naumann, Eduardo Augusto
Orientador(es): Schmidt, Carla Adriana Pizarro
Palavras-chave: Indústria de móveis
Qualidade dos produtos
Matérias-primas
Furniture industry and trade
Quality of products
Raw materials
Data do documento: 12-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NAUMANN, Eduardo Augusto. Avaliação da qualidade em uma indústria moveleira do estado do Paraná: estudo de caso. 2015. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A busca por novos mercados consumidores, aliada a uma gestão da qualidade eficiente, faz com que as empresas se tornem competitivas e ofereçam produtos de qualidade a clientes cada vez mais exigentes. Apresentou-se como objetivo deste trabalho a avaliação de quantidade e dos tipos de defeitos de uma indústria moveleira, bem como a aplicação de ferramentas da qualidade com vistas à otimização do processo e redução dos problemas encontrados. Realizaram-se análises dos teores de umidades das madeiras utilizadas como matérias-primas, através de comparações entre as medições do equipamento utilizado pela empresa e pelo método gravimétrico. Assim como avaliação dos principais desvios que são ocasionados pelos teores de umidade estarem fora dos especificados; segundo a Revista da Madeira (2002), a umidade adequada para a produção de móveis fica entre 7% e 10% e para Ponce e Watai (1985), o teor de umidade final recomendada para móveis para interiores oscile entre 6-10%. Os dados apresentam divergências entre os dois métodos de medição da umidade. Essas diferenças podem estar sendo ocasionadas devido a problemas de calibração, manuseio, armazenamento, etc. Observou-se com o estudo a importância de um controle da qualidade dos insumos que entraram no processo a fim de evitar desvios futuros.
Abstract: La búsqueda por nuevos mercados consumidores, aliada a una gestión de la calidad eficiente, hace con que las empresas se mantengan competitivas y ofrezcan productos de calidad a los clientes cada vez más exigentes. El trabajo presenta como objetivo la evaluación de la cantidad y los tipos de defectos de una industria del sector de muebles, así como la aplicación de herramientas de la calidad, a fin de optimizar el proceso y reducir los problemas. Fueron realizados análisis de humedad de las maderas utilizadas como materia prima, a través de comparaciones entre las mediciones encontradas con el equipaje de la empresa y el método gravimétrico. Bien como la evaluación de los principales desvíos que son ocasionados por culpa de humedad estar fuera de sus especificaciones, según la Revista de la Madera (2002), la humedad adecuada final para los muebles es de 7% a 10% y para Ponce y Watai (1985), la humedad final recomendada para los muebles para interiores es de entre 6-10%. Los datos presentan diferencias entre los dos métodos de medición de humedad. Las diferencias pueden ser ocasionadas debido a problemas de calibración y manoseo del equipaje, almacenaje, etc. Observase con el estudio la importancia de un buen control de la calidad de los insumos que entran en el proceso de fabricación, con fines de evitar los desvíos futuros.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12906
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_2015_1_04.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.