Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12923
Título: Desenvolvimento de um sistema de informação como estratégia competitiva de uma empresa de pequeno porte
Título(s) alternativo(s): Development of an information system as a competitive strategy of a small business
Autor(es): Sousa, Hugo Heiji Suehara de
Orientador(es): Brun, Sergio Adelar
Palavras-chave: Inteligência competitiva (Administração)
Programas de computador
Planejamento empresarial
Business intelligence
Computer programs
Business planning
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUSA, Hugo Heiji Suehara de. Desenvolvimento de um sistema de informação como estratégia competitiva de uma empresa de pequeno porte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: No cenário globalizado de fazer negócio, as organizações, independentemente do porte ou ramo, devem constantemente formular e avaliar as estratégias vigentes, para garantir a sobrevivência e competitividade organizacional. Ou seja, manipular os dados oriundos de diversas fontes de forma eficiente, e, torná-las em ações eficazes para o cumprimento de metas e objetivos estabelecidos. Nesse cenário, o uso de Sistemas de Informação (SI) baseados em computador, se tornou uma das ferramentas mais populares para identificar tendências e prever o desconhecido, tornando as organizações mais flexíveis às flutuações do mercado. Mas, é importante salientar que o uso de SI de forma indiscriminada pode resultar no cenário inverso, então, é imprescindível o alinhamento às estratégias de negócio. Neste trabalho propõe-se a descrever os passos de desenvolvimento de um SI para uma empresa de pequeno porte, primeiramente, avaliando e identificando os softwares de gestão comercializados atualmente, bem como, suas respectivas funcionalidades e limitações. Caracterizando a pesquisa quanto a abordagem, natureza, objetivo e procedimentos como qualitativo, aplicado, descritivo e documental e estudo de caso, respectivamente. Por se tratar de um desenvolvimento de software em específico à empresa em estudo. Tem-se ao final deste trabalho, um SI que auxilia o controle e à tomada de decisões estratégicas da empresa.
Abstract: In the globalized scenario of doing business, organizations, regardless of size or branch, must constantly formulate and evaluate existing strategies to ensure survival and organizational competitiveness. That is, manipulate data from various sources efficiently, and make them effective actions to meet established goals and objectives. In this scenario, the use of computer-based Information Systems (IS) has become one of the most popular tools for identifying trends and predicting the unknown, making organizations more flexible to market fluctuations. But, it is important to emphasize that the indiscriminate use of IS can result in the opposite scenario, so it is essential to align with business strategies. This paper aims to describe the steps of developing an IS for a small company, firstly evaluating and identifying the management software currently marketed, as well as their respective functionalities and limitations. Characterizing the research regarding the approach, nature, objective and procedures as qualitative, applied, descriptive and documentary and case study, respectively. Because it is a software development specific to the company under study. At the end of this work, there is an IS that helps control and strategic decision making of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12923
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemainformacaoestrategiacompetitiva.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.