Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13149
Título: Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico
Título(s) alternativo(s): Strategic planning: a proposal to the e-commerce sector
Autor(es): Carneiro, Aída Ferreira
Orientador(es): Becker, Márcio
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Controle de processo
Empreendedorismo
Feasibility studies
Process control
Entrepreneurship
Data do documento: 16-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARNEIRO, Aída Ferreira. Planejamento estratégico: Uma proposta ao ramo de comércio eletrônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que auxilia o empresário a manter a estabilidade e aumentar a produtividade de sua empresa, através do uso de recursos disponíveis de forma eficiente. A elaboração de estratégias determinará rumos ou formas de atingir os objetivos propostos que certificarão a implementação do planejamento estratégico. No entanto, essa ferramenta não é muito usada em empresas de pequeno porte, fazendo necessária a criação de uma metodologia que facilite a sua elaboração por micro e pequenos empresários. Dessa forma, o objetivo do estudo é o desenvolvimento de uma proposta de planejamento estratégico para se aplicar em uma microempresa virtual, que trabalha com a comercialização de produtos eletrônicos e está localizada em Belo Horizonte/MG. Para tal, foram pontuadas e analisadas as metodologias de três diferentes autores e proposto um modelo de planejamento estratégico para a empresa de comércio eletrônico.
Abstract: Strategic planning is a management tool that helps the entrepreneur to maintain stability and to increase the productivity of your business through the use of available resources efficiently. The development of strategies to determine direction or ways to achieve the goals that certify the implementation of strategic planning. However, this tool is not widely used in small businesses, making it necessary to create a methodology to facilitate their preparation for micro and small entrepreneurs. Thus, the objective of the study is the development of a strategic planning proposal to apply in a virtual micro-enterprise, working with the marketing of electronic products and is located in Belo Horizonte/MG. They were scored and analyzed the methodologies of three different authors and proposed a strategic planning model for e-commerce company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13149
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf733,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.