Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13239
Título: Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
Título(s) alternativo(s): Chemistry teaching: elaboration and implementation of a didactic material for hydrocarbons and alcohols functions
Autor(es): Leonardo, Brucy Fraga
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Ensino
Química
Biocombustíveis
Teaching
Chemistry
Biomass energy
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LEONARDO, Brucy Fraga. Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Os desafios da profissão professor exigem diversas novas habilidades necessárias para alcançar o êxito no trabalho do docente. As políticas educacionais destinam a escola o deve de assegurar o indivíduo a educação básica de qualidade, as novas propostas das Diretrizes Curriculares Nacional do Ensino Médio, DCNEM (2013) enfatiza que o ensino deve apresentar contextualização, objetivando efetivar os fenômenos estudados. Não se deve aceder a uma abordagem engessada em que prevalece à transmissão do conhecimento, sem a necessidade de questionar os alunos, levantar hipóteses, torna o alunado protagonista na construção do conhecimento cientifico. A atual formação de docente objetiva romper barreiras do ensino tradicional, propondo novas teorias de aprendizagem e reescrevendo as diversas habilidades necessárias que o professor precisa adquirir para o seu aperfeiçoamento profissional docente. O trabalho consiste no desenvolvimento de um material didático e na aplicação de uma sequencia didática, envolvendo o consumo de combustíveis fósseis e as novas perspectivas do uso de combustíveis renováveis, desenvolvida em dez aulas sequenciais. Os resultados demonstraram a pré-disposição dos estudantes em relação às novas abordagens metodológicas.
Abstract: The challenges of the teaching profession require several new skills needed to achieve success in the teacher's work. The educational policies aim to ensure that the students has access to quality basic education, and the new proposals of the National Curriculum Guidelines for Higher Education, DCNEM (2013), emphasize that teaching must present contextualization, aiming to effect the studied phenomena. One can not approach in his classes a classic methodology of teaching in which the transmission of knowledge prevails, without the need to question the students, to raise hypotheses, to make the student protagonist in the construction of scientific knowledge. The current training of teachers aims to break the traditional barriers of education, proposing new theories of learning and rewriting the various necessary skills that the teacher needs to acquire for his professional development. The work consists in the elaboration and application of a didactic material, whose didactic sequence, involves the consumption of fossil fuels and the new perspectives of the use of renewable fuels, developed in ten sequential classes. The results demonstrated the students' pre-disposition regarding the new methodological approaches, as well, as the progress in the construction of scientific knowledge itself.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13239
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
materialdidaticohidrocarbonetosalcoois.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.