Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13251
Título: Análise das contribuições da história da ciência em livros aprovados no PNLD-2018 acerca do conteúdo ácido-base
Título(s) alternativo(s): Analyse of contribution from the history of the science in approved books at PNLD-2018 with the base acid as content
Autor(es): Weit, Claudia Daiane
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Equilíbrio ácido-base
Ciência - História
Livros didáticos
Acid-base equilibrium
Science - History
Textbooks 
Data do documento: 24-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WEIT, Cláudia Daiane. Análise das Contribuições da história da ciência em livros aprovados no PNLD-2018 acerca do conteúdo ácido-base. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Os ácidos e bases são estudados desde muito tempo, além de serem duas das mais importantes categorias de compostos em toda a química. Apesar dos termos ácido e base serem de uso comum, muitos não conhecem o seu verdadeiro conceito, isto porque o ensino de química é visto como um aglomerado de teorias abstratas, induzindo a memorização desse conhecimento e excluindo o verdadeiro motivo para o ensino de química. Para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, a História da Ciência pode provocar reflexões sobre a natureza da ciência, para que os alunos possam compreender como os conceitos químicos foram construídos. A química não surgiu de modo simples e repetido (como é apresentada na grande maioria) existe uma história sobre ela. Assim o livro didático tem grande influência no ensino, pois em alguns lugares é o único recurso para professores e/ou alunos disponível. Com essa dependência, as aulas acabam sendo baseadas apenas nos recursos disponíveis que é o LD. Uma vez que há dependência a esse material para elaboração das aulas de química, tem-se a importância de investigar como a história da ciência está presente nos livros didáticos brasileiros de química, voltados para os alunos do ensino médio. De modo específico foram analisados as obras aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2018. Os critérios de análises foram elaborados com base nos trabalhos de Laurinda Leite (2002) e Paulo Henrique Oliveira Vidal (2009), no sentido de adequar algumas categorias ao interesse da pesquisa. Para a qual analisou-se apenas o capítulo específico de ácido-base. Dos seis livros analisados, apenas o LD2 não apresentou informações históricas no capítulo analisado, mas apresentou tais dados em outros capítulos e como sugestão de discussão para o professor. Os livros LD1, LD3, LD5 e LD6 apresentaram todos os critérios estabelecidos para análise, sendo LD5 o que mais apresentou dados/informações característicos da História da Ciência, entretanto, o seu conteúdo é apresentado como material complementar (conteúdo opcional).
Abstract: Acids and bases have been studied for a long time, besides being two of the more important categories of composts in all chemistry. Despite the terms acid and bases been of common use, many do not know its true concept that is because teaching chemistry is seen as an agglomerate of abstract theories, inducing memorization of this knowledge and excluding the true reason for the teaching of chemistry. To help the process of teaching-learning, the history of science can tease reflection about the science nature’s, so that the students can understand how the chemical concept were build. Chemistry did not come out in a simple and repeated way (like is presented in the vast majority) there is a history about it. Therefore, the didactic book have a big influence in the teaching way. Because in some places is the only resource available to teachers and or students. With this dependency, the classes end up been based only on the available resources that are the LD. Once there is a dependency to this material to prepare the chemistry classes, we have the importance to investigate the history of science is present in Brazilian didactic books of chemistry, aimed at high school students. In a specific mode been analyzed the approved title by the national plan of 2018 didactic book. The criteria’s of analyses been elaborated with base on Laurinda Leite (2002) work and Paulo Henrique Oliveira Vidal (2009), in the sense of adapting some categories to the interest of the research. For witch only the specific chapter acid-base was analyzed. From the six books analyzed, only the DL2 did not show historic information in the chapter analyzed, but it presented those data in other chapter and with a suggestion to discuss with the teacher. The books LD1, LD3, LD5 and LD6 showed all the criteria’s established for analyses, being LD5 that more showed data or information characteristic to the science history, however, it’s content is presented like a complementary material (optional content).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13251
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecontribuicoeshistoriaciencia.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.