Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBif, Eduarda
dc.date.accessioned2020-11-16T14:26:54Z-
dc.date.available2020-11-16T14:26:54Z-
dc.date.issued2019-07-11
dc.identifier.citationBIF, Eduarda. Orbitais híbridos e contribuintes de ressonância: concepções de alunos de graduação em química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13257-
dc.description.abstractCertain contents in chemical science are difficult to understand due to their abstraction and complexity. These contents serve as a foundation for the assimilation of new contents, i.e., understanding them is essential for new concepts to be understood with as little lagging and misinterpretation as possible. Thus, the present study aimed to analyze the conceptions that students from two Federal Universities of Paraná, of different modalities of graduation in chemistry have about hybrid orbitals and resonance contributors, as well as related phenomena; the hybridization of atomic orbitals and resonance in molecules. To this purpose, a questionnaire and then a diagnosis were applied in order to collect these conceptions from the students and the difficulties they faced in answering the questions. The data were analyzed according to the Discourse Textual Analysis methodology and from the analysis of the answers priority was given to the alternative conceptions of these students .All conceptions were discussed at the margin of epistemological obstacles arising from students’ misconceptions and superficial. Although the research problem was delimited, it was discovered that the obstacles go beyond the initial expectations of the research indicating incongruity in basic concepts, and therefore, fundamental in chemistry. With this research, it is expected that the reasons that generate these obstacles in the learning of students and that teachers can rethink their pedagogical practice are evident.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectEducation - Researchpt_BR
dc.titleOrbitais híbridos e contribuintes de ressonância: concepções de alunos de graduação em químicapt_BR
dc.title.alternativeHybrid orbitals and resonance contributors: conceptions of undergraduate students in chemistrypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCertos conteúdos na ciência química são de difícil compreensão devido sua abstração e complexidade. Estes conteúdos servem de alicerce para assimilação de novos conteúdos, ou seja, compreendê-los é essencial para que conceitos novos sejam entendidos com o mínimo de defasagens e más-interpretações possíveis. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções que os alunos de duas Universidades Federais do Paraná, de modalidades diferentes de graduação em química possuem sobre orbitais híbridos e contribuintes de ressonância, bem como, os fenômenos relacionados; a hibridização de orbitais atômicos e a ressonância em moléculas. Para tanto, aplicou-se um questionário e em seguida um diagnóstico, a fim de coletar estas concepções dos alunos e as dificuldades que enfrentaram ao responder as questões. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia de Análise Textual Discursiva e a partir da análise das respostas foi dada prioridade às concepções alternativas destes estudantes. Todas as concepções foram discutidas à margem dos obstáculos epistemológicos provenientes de concepções equivocadas e superficiais dos alunos. Embora delimitada a problemática da pesquisa, descobriu-se que os obstáculos vão além das expectativas iniciais da pesquisa indicando incongruência em conceitos básicos, e, portanto, fundamentais em química. Com esta pesquisa, espera-se que se evidenciem os motivos geradores destes entraves no aprendizado dos alunos e que os professores possam repensar sua prática pedagógica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Emerson Luis
dc.contributor.referee1Pires, Emerson Luis
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee3Tondo, Daniel Walker
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
orbitaishibridoscontribuintesressonancia.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.