Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13388
Título: Recomendação de calagem por meio de sistema de suporte à decisão
Título(s) alternativo(s): Liming recommendation with decision support system
Autor(es): Taube, Douglas Castro
Orientador(es): Bazzi, Claudio Leones
Palavras-chave: Calagem dos solos
Aplicações Web
Linguagem de programação (Computadores)
Limimg of soils
Web applications
Programming languages (Electronic computers)
Data do documento: 18-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TAUBE, Douglas Castro. Recomendação de calagem por meio de sistema de suporte à decisão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de desenvolver uma aplicação web para oferecer uma recomendação de calagem com sistema de suporte à decisão, que possa contribuir no gerenciamento de propriedades agrícolas. Baseando se em tecnologias de desenvolvimento de software, como a linguagem de programação Java, framework MVC VRaptor, Bootstrap e Sistema Gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL para armazenamento de dados e gerenciamento de funções. A aplicação leva em consideração os dados do laudo de análise do solo para calcular recomendações de calagem, que pode contribuir para o gerenciamento de lavouras. Os frameworks mostraram-se como ferramentas ágeis de desenvolvimento, e o PostgreSQL como um bom sistema para manter e gerenciar dados. A aplicação fica disponibilizada gratuitamente à comunidade agrícola no endereço ppat.md.utfpr.edu.br trazendo benefícios ao gerenciamento agrícola.
Abstract: The aim of this study was to develop a web application to provide liming recommendations as a decision-making tool, in order to contribute on farm management. Based on software development technologies such as Java programming language, the MVC framework VRaptor, Bootstrap and PostgreSQL Database Management System for data storage and management of stored procedures. The application retrieves data from soil analysis reports to calculate liming recommendations, which can contribute in farm management. The frameworks proved to be agile development tools, and PostgreSQL as a good system to maintain and manage data. The web application is available for free at the link ppat.md.utfpr.edu.br, benefiting the agricultural community and farming management as well.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13388
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2016_2_02.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.