Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13515
Título: Identificação do perfil do consumidor em relação à compra de produtos sustentáveis
Título(s) alternativo(s): Identification of the consumer’s profile on the purchase of sustainable products
Autor(es): Domingos, Ana Carolina
Lourenço, Luciane Marques
Orientador(es): Rohde, Cristhiane
Palavras-chave: Sustentabilidade
Questionários
Meio ambiente
Sustainability
Questionnaires
Environment
Data do documento: 2-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DOMINGOS, Ana Carolina; LOURENÇO, Luciane Marques. Identificação do perfil do consumidor em relação à compra de produtos sustentáveis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Com o aumento do consumismo a sociedade passou a se preocupar com as questões ambientais. Com isso surgiram os termos sustentabilidade e consumo sustentável, que são baseados na preocupação de preservar os recursos naturais existentes, garantindo que as gerações futuras não sejam afetadas. Com base nesses aspectos, o presente estudo buscou identificar o perfil do consumidor sustentável em três ambientes distintos (Instituição de Ensino Superior, Indústria do Ramo Alimentício e Área de Conservação), utilizando como método de avaliação questionários. A coleta de dados foi feita de maneira aleatória e espontânea em plataformas digitais (Facebook, Instagram, E-mail). O questionário foi divido em quatro partes (identificação socioeconômica, perfil de consumo do entrevistado, grau de conhecimento do entrevistado sobre produtos sustentáveis e nível de preocupação do entrevistado com o meio ambiente). Foi elaborado um material de sensibilização com conceitos e informações sobre consumo sustentável e produtos sustentáveis, disponibilizado em plataformas digitais nos ambientes de estudo. A maior parte dos entrevistados conhece sobre o termo sustentabilidade e produtos sustentáveis, porém a minoria procura identificar se o produto é sustentável e se tem algum selo de certificação. Além disso, a minoria está disposta a pagar mais caro por um produto sustentável. A área de conservação foi o ambiente que se demonstrou mais preocupado com as questões ambientais, tendo na maioria das vezes, os hábitos de consumo e de ações no cotidiano mais sustentáveis.
Abstract: With the increase of consumerism, the society started to worry about environmental issues. This has led to the concept of sustainability and sustainable consumption, which are based on the concern to preserve existing natural resources, ensuring that the future generations are not affected. Based on these aspects, the present study sought to identify the sustainable consumer profile in three different environments (University, Food Industry and Preservation Area), using a quis as a method of evaluation. Data collection was done randomly and spontaneously on digital platforms (Facebook, Instagram, E-mail). The quis was divided into four parts (socioeconomic profile, interviewee consumption profile, interviewee’s degree of knowledge about sustainable products and level of concern of the interviewee with the environment). An awareness material was developed with concepts and information on sustainable consumption and sustainable products, made available on digital platforms in study environments. Most of the interviewees know about the term sustainability and sustainable products, but the minority want to identify if the product is sustainable and if it has some certification seal. In addition, the minority is willing to pay more for a sustainable product. The Preservation area was the environment that was most concerned with environmental issues, most of the time having more sustainable habits and actions in daily life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13515
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
identificacaoperfilconsumidorrelacao.pdf3,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.