Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13821
Título: Análise dos cartazes do festival Lollapalooza: design gráfico e pós-modernismo no séc. XXI
Título(s) alternativo(s): Analysis of the posters of the Lollapalooza festival: graphic design and postmodernism in the century XXI
Autor(es): Lobo, Francisco Albert Miranda
Orientador(es): Adam, Dominique Leite
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Artes Gráficas
Cartazes
Pós-modernismo
Modernismo (Estética)
Desenho industrial
Design
Graphic arts
Posters
Postmodernism
Modernism (Aesthetics)
Design, Industrial
Data do documento: 29-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOBO, Francisco Albert Miranda. Análise dos cartazes do festival Lollapalooza: design gráfico e pós-modernismo no séc. XXI. 2017. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de graduação teve como objetivo a análise gráfica dos cartazes do Festival Lollapalooza com sede nos EUA, entre os anos de 2004 e 2017. Esta análise se pautou na busca de atributos visuais próprios do design gráfico pós-modernista como forma de entender as tendências do design gráfico a partir do início do séc. XXI. O pós-modernismo foi um conjunto de produções culturais que tiveram início com a sociedade pós-industrial dos anos 1950 e que se caracterizou por um cenário eclético e pluralista na arquitetura, artes e design. No design gráfico, representou uma reação ao modernismo do Estilo Suiço Internacional, cujos adeptos prezavam pelo racionalismo, a partir de meados dos anos 1960. As manifestações do pós-modernismo no design gráfico são várias, porém este trabalho se concentrou no entendimento da apropriação de estilos do passado e formas vernaculares, bem como nos layouts desconstrucionistas, pois buscou-se fazer uma associação destas duas manifestações com os cartazes psicodélicos (meados dos anos 1960) e os cartazes punk (a partir dos anos 1970) e grunge (anos 1990), que representam a aproximação do design pós-modernista com a música, em especial o rock. Os cartazes do Festival Lollapalooza por sua vez são parte de um fenômeno das artes gráficas contemporâneas de crescimento da produção de cartazes de concertos. Para que fosse possível identificar as manifestações do design gráfico pósmodernista de forma objetiva nos cartazes, foi desenvolvido um roteiro de análise, que se baseou em levantamento bibliográfico sobre teoria e história do design gráfico entre o final do séc. XIX e início do séc. XXI. A análise contemplou também a tendência chamada Nova Simplicidade (a partir dos anos 1990) que diz respeito a uma reação a complexidade do design gráfico pós-modernista na era digital. A tendência dos designers contemporâneos para utilização de práticas artesanais em seus trabalhos teve relevância na análise dos cartazes do Festival Lollapalooza analisados, sobretudo no que diz respeito ao uso da ilustração.
Abstract: This graduation work was aimed at the graphic analysis of posters of the Festival Lollapalooza with headquarters in the USA, between the years 2004 and 2017. This analysis was based on the search for visual attributes proper to postmodernist graphic design as a way to understand the trends of graphic design from the beginning of the century XXI. Postmodernism was a set of cultural productions that began with the post-industrial society of the 1950s and was characterized by an eclectic and pluralistic setting in architecture, arts and design. In graphic design, it represented a reaction to the modernism of the Swiss International Style, whose adherents prized rationalism from the mid-1960s. The manifestations of postmodernism in graphic design are several, but this work focused on understanding the appropriation of styles of the past and vernacular forms, as well as in the deconstructionist layouts, since it was sought to make an association of these two manifestations with psychedelic posters (mid 1960s) and punk posters (from the 1970s) and grunge (1990s), which represent the approach of postmodernist design to music, especially rock. The posters of the Lollapalooza Festival in turn are part of a phenomenon of the contemporary graphic arts of growing the production of concert posters. In order to be able to identify the manifestations of postmodernist graphic design objectively on posters, an analysis roadmap was developed, based on a bibliographical survey on the theory and history of graphic design between the end of the 19th century XIX and beginning of the century XXI. The analysis also contemplated the trend called New Simplicity (from the 1990s) which concerns a reaction to the complexity of postmodernist graphic design in the digital age. The tendency of contemporary designers to use craft practices in their works was relevant in the analysis of the posters of the Lollapalooza Festival analyzed, especially with regard to the use of illustration.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13821
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2017_2_11.pdf8,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.