Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGusso, Mikhael Luitgy de Araujo
dc.date.accessioned2020-11-16T19:27:09Z-
dc.date.available2020-11-16T19:27:09Z-
dc.date.issued2019-07-15
dc.identifier.citationGUSSO, Mikhael Luitgy de Araujo. Desenvolvimento de um livro infantil multiplataforma, com recursos de realidade aumentada, direcionado para o ensino de karatê. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13850-
dc.description.abstractThis research presents the conception, the idea and the development of a digital multiplataform book, oriented to a child-juvenile public, with the objective of, teaching the concepts and practices of Karate, a Japanese martial art with influences from China and other practices. In the sports context, Karate is recognized as a practice tha favors the individual development, trough practices that gives support for the physical growth of teenagers and children , and a philosophy that gives support to values. The methodological proposal of this book’s elaboration contemplates a research of appropriate narratives and an approach focused on the student, after the research with teachers, instructors and Karate masters, in addition to the theoretical foundation about the teaching of Karate. The final result counted with graphic design studies, as editorial design, illustration, 3D modeling, animation and augmented reality (AR) resources. The book may be used as an open educational resource (OER) in classrooms or dojos, and in other individual or collective learning environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros para criançaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectKaratê - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos) - Editoriaispt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectChildren's bookspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectKarate - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDesign - Editingpt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um livro infantil multiplataforma, com recursos de realidade aumentada, direcionado para o ensino de karatêpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a multiplataform children's book, with augmented reality resources, for the teaching of karatept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa apresenta a concepção, conceituação e desenvolvimento de um livro digital multiplataforma orientado ao público infanto-juvenil, que têm como objetivo aprofundar conceitos de filosofia e da prática do Karatê, uma arte marcial japonesa com influências da China e de outras práticas. No contexto esportivo escolar, o Karatê é reconhecido como uma prática que favorece o desenvolvimento individual, a partir de práticas que dão apoio ao crescimento físico de adolescentes e crianças e uma filosofia que dá suporte a valores. A proposta metodológica de elaboração do livro contou com a pesquisa de narrativas adequadas a uma abordagem focada no/a estudante, a partir da pesquisa com professores/as, instrutores/as e mestres do Karatê, além de fundamentação teórica sobre o ensino do Karatê. O resultado final contou com estudos diversos do design gráfico, por meio do design editorial digital, da ilustração, modelagem, animação e recursos de realidade aumentada (RA). O livro poderá ser utilizado como recurso educacional aberto (REA) em sala/dojo ou outros ambientes de aprendizado individual ou coletivo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
dc.contributor.referee1Padilha, Ana Caroline de Bassi
dc.contributor.referee2Schirigatti, Elisangela Lobo
dc.contributor.referee3Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso Superior de Tecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2019_1_14.pdf29,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.