Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13869
Título: Design editorial para deficientes visuais
Autor(es): Trevisan, Jaqueline
Orientador(es): Miranda, Tânia Maria de
Palavras-chave: Projeto gráfico (Tipografia)
Editoriais
Deficientes visuais
Graphic design (Typography)
Editing
People with visual disabilities
Data do documento: 5-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TREVISAN, Jaqueline. Design editorial para deficientes visuais. 2012. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho expõe a existência de materiais editoriais criados especificamente para deficientes visuais, com foco na descrição das fases envolvidas na produção e materialização destes projetos gráficos. Discorre sobre as dificuldades dos deficientes visuais em relação à inclusão social e educacional ao longo da história e a invenção do principal método de escrita para cegos, o Braille. Narra os modos existentes da percepção humana e as ações dos mesmos na formação de conceitos visuais e psicológicos. Questiona a escassez de bibliografia específica e de fácil acesso e a falta de incentivo à produção de materiais direcionados a portadores de deficiência visual. Através de pesquisa de campo feita por meio de entrevistas abertas, o estudo demonstrou a opinião dos deficientes visuais sobre o cenário do design editorial atual e sua participação como ferramenta para o livre acesso à independência pessoal, formação e lazer.
Abstract: This work exposes the existence of editorial materials created specifically for the visually impaired, with a focus on the description of the steps involved in producing and materialization of these graphic designs. Discusses the problems of visually impaired in relation to social and educational inclusion throughout history and the invention of the main writing method for the blind, Braille. Describes the existing modes of human perception and their actions in the formation of visual and psychological concepts. Questions the lack of specific bibliography and easy access and lack of incentive to produce materials targeted to the visually impaired. Through field research carried out by means of open interviews, the study demonstrated the opinion of the visually impaired on the current scenario of editorial design and its participation as a tool for open access to personal independence, education and leisure.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13869
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2012_1_19.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.