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dc.creatorHeinzen, Phelipe
dc.date.accessioned2020-11-16T19:28:37Z-
dc.date.available2020-11-16T19:28:37Z-
dc.date.issued2018-11-30
dc.identifier.citationHEINZEN, Phelipe. Fotografia e conscientização ambiental em tempos de mídias sociais: um estudo sobre o greenpeace no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13870-
dc.description.abstractWe live in a visual culture in which, from the time we wake up to the moment we close our eyes to sleep, we are being covered by images of all kinds and in all possible ways, from prints to digital. Although this visual culture came from many centuries, perhaps millennia ago, the appreciation of visual representations had great growth with the creation and popularization of photography, which, after almost two hundred years and a series of improvements, shows itself as the most non-textual language. Present in globalized society, being an omnipresent element in social media. At the same time, it is also living in times critical of the Earth, with a growing population, consuming more resources than the planet is able to withstand and practicing activities highly harmful to nature, compromising the future of life here. In this way, the objective of this work was to identify the type of image in the Instagram application of the environmental awareness entity profile Greenpeace generates more results of digital engagement in the public, seeking to find ways to make the message more efficient. To achieve this purpose, a bibliographical survey of principles and theories of photography was carried out, especially in the works of Roland Barthes, in order to understand the effect of the photographic image on the observer. In addition, a research was developed, that was divided in two stages - one with sources of qualitative evidence with secondary data and the second, quantitative, with survey of primary data through questionnaire, counting on the participation of Brazilian users of the application. The results obtained evidenced the preference of this public for photographs, in comparison to other types of images created, besides confirming the importance of the consistency of the visual identity also in the digital channels of communication of an entity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectDesign, Industrialpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.titleFotografia e conscientização ambiental em tempos de mídias sociais: um estudo sobre o greenpeace no Instagrampt_BR
dc.title.alternativePhotography and environmental awareness in social media times: a study about greenpeace on Instagrampt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoVivemos em uma cultura visual, em que, da hora que acorda-se até o momento de fechar os olhos para dormir, estamos sendo cobertos por imagens de todo o tipo e em todos os meios possíveis, dos impressos aos digitais. Embora essa cultura visual venha de tempo atrás, a valorização das representações visuais teve grande crescimento com a criação e popularização da fotografia, que, após quase duzentos anos, uma série de aprimoramentos e o novo universo da internet, se mostra como a linguagem não-textual mais presente na sociedade globalizada, sendo elemento onipresente nas mídias sociais. Paralelamente, vive-se também em tempos críticos para a Terra, com uma população cada vez maior, consumindo mais recursos que o planeta é capaz de suportar e praticando atividades altamente nocivas à natureza, comprometendo o futuro da vida por aqui. Isto posto, o objetivo deste trabalho foi identificar que tipo de imagem veiculada no aplicativo Instagram do perfil da ONG de conscientização ambiental Greenpeace gera mais resultados de engajamento digital no público, buscando encontrar formas de tornar a mensagem mais eficiente. Para atingir o propósito, realizou-se levantamento bibliográfico de princípios e teorias da fotografia, especialmente nas obras de Roland Barthes, no intuito de compreender o efeito da imagem fotográfica sobre o observador. Além disso, desenvolveu-se uma pesquisa que dividiu-se em duas etapas - uma com fontes de evidências qualitativas com dados secundários e a segunda, quantitativa, com levantamento de dados primários via questionário, contando com a participação de usuários brasileiros do aplicativo. Os resultados obtidos evidenciam a preferência deste público por fotografias, em comparação a outros tipos de imagens criadas, além de confirmar a importância da consistência da identidade visual também nos canais digitais de comunicação de uma entidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Munaro, Ana Cristina
dc.contributor.referee1Maranho, Elisa Peres
dc.contributor.referee2Castro, Ivone Terezinha de
dc.contributor.referee3Munaro, Ana Cristina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

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