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Título: Jogos didáticos no ensino de ciências: concepções de professores em formação inicial e alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Didactic games in science education: conceptions of teachers in initial education and middle students
Autor(es): Zucareli, Cristiane Aparecida
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Jogos educativos
Ciência - Estudo e ensino
Teaching - Aids and devices
Educational games
Science - Study and teaching
Data do documento: 19-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: ZUCARELI, Cristiane Aparecida. Jogos didáticos no ensino de ciências: concepções de professores em formação inicial e alunos do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
Resumo: O ensino escolar, tem sido marcado pelo acúmulo de informações fragmentadas, descontextualizadas, transmitidas como verdades científicas prontas e acabadas. Os jogos didáticos favorecem a interação, convivência, afeto e construção de aprendizagens, aliando o lúdico com o cotidiano, a construção de conceitos, a resolução de problemas e na interação e socialização entre alunos. Frente a essas prerrogativas, o presente trabalho tem por objetivo a investigação de concepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Santa Helena, (professores em formação inicial) e alunos do Ensino Fundamental em relação aos limites e possibilidades da utilização dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para a obtenção dos dados foram elaborados dois questionários contendo questões optativas e dissertativas, dirigidos aos alunos da Educação Básica de Ensino, de duas diferentes escolas públicas da cidade de Santa Helena/Paraná e Professores em Formação Inicial (licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UTFPR – câmpus Santa Helena. Os dados foram analisados qualitativamente segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. Participaram da investigação 22 alunos da Escola 01, 23 alunos da Escola 02 e 12 Professores em Formação Inicial. Todos os alunos investigados da Escola 02 afirmaram acreditar que os jogos didáticos podem melhorar o desempenho escolar, enquanto na Escola 01, essa afirmativa é dada por 86% dos alunos. Percebemos que os alunos preferem momentos que envolvem a interação com colegas e isso demonstra que o uso de jogos educativos pode ser uma ferramenta importante para construção do conhecimento. No que diz respeito aos dizeres dos professores em formação inicial, houve apontamentos relativos ao tempo disponível para preparação dos jogos como fator de dificuldade. Porém, foram muitas vantagens destacadas quando realizaram a aplicação do jogo. Os professores concebem o jogo didático como uma alternativa para diversificação dos recursos utilizados em sala de aula. Contudo, pelos dizeres dos alunos, são poucos os recursos utilizados pelos professores e que o uso de aulas com uso do livro didático ainda predominam.
Abstract: School education has been marked by the accumulation of fragmented, decontextualized information, transmitted as ready and finished scientific truths. The didactic games favor the interaction, coexistence, affection and learning construction, combining the playful with the daily, the construction of concepts, the problem solving and the interaction and socialization between students. Given these prerogatives, this paper aims to investigate the conceptions of undergraduate students of the Biological Sciences course of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) Santa Helena campus (teachers in initial education) and middle school students in relation to the limits and possibilities of the use of didactic games in the process of teaching and learning of Sciences. In order to obtain the data, two questionnaires were prepared containing optional and dissertative questions, addressed to students of Basic Education, from two different public schools in the region of Santa Helena / Paraná and teachers in Initial Formation (graduates of the Biological Sciences course at UTFPR) - Santa Helena Campus. The data were qualitatively analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of the Content Analysis, 22 students from School 01 and 23 students from School 02 and 12 teachers in Initial Formation participated in the study. All students investigated at School 02 stated that they believe that educational games can improve school performance, while at School 01, this statement is given by 86% of students. We realize that students prefer moments involving interaction with peers and this shows that the use of educational games can be a tool important for knowledge building. According to teachers in initial training, there were notes regarding the time available for preparation of games as a factor of difficulty. However, there were many advantages highlighted when applying the game. Teachers conceive the didactic game as an alternative to diversify the resources used in the classroom. However, according to the students, there are few alternative resources used by teachers, still predominating the use of textbooks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15638
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