Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Cristina da
dc.date.accessioned2020-11-19T11:53:42Z-
dc.date.available2020-11-19T11:53:42Z-
dc.date.issued2018-12-11
dc.identifier.citationSILVA, Ana Cristina da. Aulas de campo: interesses e obstáculos para professores de ciências no município de Santa Helena/PR. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15659-
dc.description.abstractThe field classes are titled in various forms and involve a series of activities outside the classroom, not only natural and open, but also social, cultural and dissemination contexts of science and technology, such as museums and astronomical poles. The classes developed in these places require detailed planning of the activities to be developed and organization about bureaucratic issues, such as authorizations and costs for transportation and stay. This paper discusses the theme of field lessons under the vision of science teachers of the public network of the municipality of Santa Helena / Paraná. The study seeks to correlate the positives and negatives highlighted in the questionnaires applied to teachers based on theoretical reference, among others that debate on the theme. The data were constructed through a structured questionnaire and analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. Through the research it was possible to note that teachers have knowledge about the use of field classes and understand their positive implications on the teaching and learning process of Sciences, but they find it difficult to carry them out due to lack of financial resources, time needed to plan the activities and bureaucracy involved to exit students from the classroom and the school environment. In conclusion, despite the fact that the history of education emphasizes the importance of the use of field lessons, there are still resistance and difficulties for its application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleAulas de campo: interesses e obstáculos para professores de ciências do município de Santa Helena/PRpt_BR
dc.title.alternativeField classes: interests and obstacles for science teachers in the municipality of Santa Helena/PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs aulas de campo são intituladas de várias formas e envolvem uma série de atividades em ambientes externos à sala de aula, não apenas naturais e abertos, mas também, contextos sociais, culturais e de divulgação da Ciência e tecnologia, como os museus e polos astronômicos. As aulas desenvolvidas nesses locais demandam planejamento detalhado das atividades a serem desenvolvidas e organização acerca de questões burocráticas, como autorizações e custos para locomoção e estadia. Este trabalho discute o tema aulas de campo sob a visão de professores de Ciências da rede pública do município de Santa Helena/Paraná. O estudo busca correlacionar os pontos positivos e negativos destacados nos questionários aplicados aos professores embasado em referencial teórico, entre outros que debatem sobre o tema. Os dados foram construídos por meio de um questionário estruturado e analisados seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da análise descritiva. Por meio da pesquisa foi possível notar que os professores têm conhecimento sobre a utilização das aulas de campo e entendem suas implicações positivas sobre o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, porém encontram dificuldades para realizá-las devido à falta de recursos financeiros, tempo necessário para planejamento das atividades e burocracia envolvida para saída dos estudantes da sala de aula e do ambiente escolar. Concluindo assim que apesar do histórico da educação destacar a importância da utilização das aulas de campo ainda existem resistências e dificuldades para sua aplicação.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Fujii, Rosangela Araujo Xavier
dc.contributor.referee1Schneider, Eduarda Maria
dc.contributor.referee2Santos, Natiely Quevedo dos
dc.contributor.referee3Fujii, Rosangela Araujo Xavier
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SH_COBIO_2018_2_01-.pdf622,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.