Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15673
Título: Estudo da influência da turbidez da água na inativação de agentes patogênicos por radiação solar
Título(s) alternativo(s): Influence of water turbity in the inactivation of pathogens by solar radiation
Autor(es): Thomaz, William de Araujo
Orientador(es): Silva, Silvana da
Palavras-chave: Desinfecção e desinfetantes
Controle de qualidade da água
Atividade solar
Disinfection and disinfectants
Water quality management
Solar activity
Data do documento: 10-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: THOMAZ, William de Araujo. Estudo da influência da turbidez da água na inativação de agentes patogênicos por radiação solar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: A água é um recurso natural e vital para a vida humana. Durante o processo do seu ciclo biogeoquímico, o fluido não se encontra como um composto incolor, inodoro e insípido como é amplamente conhecido e constatado nas redes de distribuição urbana. A água nas bacias hidrográficas é constituída de inúmeras substâncias existentes em solução e/ou em suspensão por conta das suas propriedades físicoquímicas que interligam com o âmbito natural e antrópico, ocasionando a adequação de suas potencialidades de utilização e modificando as suas possíveis aplicabilidades de uso. A dificuldade de obtenção da água de boa qualidade para o consumo humano faz com que haja um alto risco de doenças transmitidas por meio de vírus, bactérias, helmintos e protozoários presentes. Para uma melhor provisão de água, métodos e tecnologias vêm sendo criados e discutidos no domínio da remoção de contaminantes biológicos através de processos de desinfecção. Este processo consiste na remoção ou inativação de microrganismos patogênicos presentes na água mediante a destruição de sua estrutura celular. O sol, além de ser uma fonte natural de energia renovável, emite ondas eletromagnéticas que possuem a energia necessária para efeito bactericida. O seu uso vem sendo indicado para sistemas de tratamento de água potável em áreas rurais ou comunidades carentes, possibilitando a desinfecção de águas captadas em poços ou mananciais superficiais. Entretanto, a eficiência na eliminação de microrganismos por meio da radiação solar está condicionada à diversos parâmetros, tais como fatores climáticos e físico-químicos da água. Este trabalho apresenta amostras de água, com variações de turbidez, expostas a radiação solar durante 2, 4 e 6 horas em garrafas PET. Após a realização dos ensaios, verificou-se que é possível a desinfecção total de Escherichia coli das amostras com turbidez média de 3 NTU com 4 horas de exposição ao sol. Com aproximadamente 10 NTU, é possível a desinfecção total da bactéria com 6 horas de radiação. As amostras com turbidez entre 20 e 30 NTU demonstraram uma pequena influência no processo de desinfecção dos últimos microrganismos. A partir de 40 NTU, o processo principiou a inviabilidade do método. Além da turbidez, a incidência de nuvens contribui negativamente por filtrar parte dos raios solares. Já a temperatura atingida com a exposição solar não influenciou no processo e os coliformes totais apresentaram menor dificuldade de desinfecção se comparado a Escherichia coli.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15673
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
turbidezaguaagentespatogenicos.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.