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dc.creatorPufal, Kellyn Maressa
dc.date.accessioned2020-11-19T12:36:07Z-
dc.date.available2020-11-19T12:36:07Z-
dc.date.issued2017-11-10
dc.identifier.citationPUFAL, Kellyn Maressa. Comparativo da resistência ao cisalhamento direto entre concretos autoadensável e convencional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15679-
dc.description.abstractThe self-compacting concrete shows properties that optimize the constructions processes and their workability provide better casting and compacting conditions. Although there is still some questioning from professionals and researchers in the structures field about how its elasticity modulus and shear resistance might be different than conventional vibrated concrete. Because of that, this paperwork has the purpose of comparing the shear resistance of one mix of conventional concrete and two self-compacting mixes, modifying the size of the coarse aggregates particles and its percentual volume, looking to verify how those modifications can influence the shear transfer mechanism. For the quantification of shear resistance of the concrete, it was used a test based in the Japanese code SF-6 (JSCE 1990). It was possible to satisfactorily quantify the shear resistances on the concretes interface with the adaptation of this method for the tested concretes. With respect to the resistances obtained with the changes in the concrete mixes it was observed a greater change with the combination of the decrease of the coarse aggregates size and increase in the fine particles content in the mix. Concerning the self-compacting concretes the reduction in the coarse aggregates volume did not represent significant deviation in the shear resistance, the difference was 8,67%. The experimental tests results were compared with the American a Canadian codes, it was found that these underestimate the medium resistances for all mixes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subjectConcreto - Aditivospt_BR
dc.subjectDeformações e tensõespt_BR
dc.subjectAggregates (Building materials)pt_BR
dc.subjectConcrete - Aditivespt_BR
dc.subjectStrains and stressespt_BR
dc.titleComparativo da resistência ao cisalhamento direto entre concretos autoadensável e convencionalpt_BR
dc.title.alternativeComparison between self-compacting and conventional concrete for the direct shear resistancept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO concreto autoadensável apresenta propriedades que otimizam o processo construtivo e a sua qualidade de trabalhabilidade melhora as condições de lançamento e adensamento. Porém ainda existem dúvidas dos profissionais e pesquisadores da área de estruturas quanto ao fato de que seu módulo de elasticidade e resistências ao cisalhamento podem ser menores que os concretos convencionais. Por isso, este trabalho tem como objetivo comparar a resistência ao cisalhamento de um traço de concreto convencional e dois traços autoadensáveis, sendo variados o tamanho de agregado graúdo e o volume deste nas misturas, buscando verificar como essas alterações influenciam nos mecanismos de transferências de cisalhamento. Para quantificar a resistência de cisalhamento no concreto este trabalho utiliza a norma japonesa SF-6 (JSCE 1990). Foi possível quantificar as resistências ao cisalhamento nas interfaces de concreto satisfatoriamente para todos concretos ensaiados. A respeito das resistências obtidas com as modificações nos traços de concreto verificou-se uma maior variação com a redução do tamanho de agregado graúdo combinada com o aumento de teor de finos na mistura. Dentre os concretos autoadensáveis a redução de volume de agregados graúdos não apresentou variação significativa na resistência ao cisalhamento, com diferença de 8,67%. Os resultados experimentais foram comparados com as estimativas das normas americanas e canadense, verificando-se que estas subestimam as resistências médias de todos os traços.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Savaris, Gustavo
dc.contributor.referee1Fakhye, Rodnny Jesus Mendoza
dc.contributor.referee2Ibrahim, Lucas Boabaid
dc.contributor.referee3Savaris, Gustavo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
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