Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15682
Título: Avaliação do desempenho mecânico de concretos com substituição de agregado natural por resíduo de corpo de prova de concreto (RCPC)
Autor(es): Peiter, Thiago Veronez
Orientador(es): Bavastri, Elizabete Yukiko Nakanishi
Palavras-chave: Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Agregados (Materiais de construção)
Resíduos como material de construção
Recycling (Waste, etc.)
Aggregates (Building materials)
Waste products as building materials
Data do documento: 11-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: PEITER, Thiago Veronez. Avaliação do desempenho mecânico de concretos com substituição de agregado natural por resíduo de corpos de prova de concreto (RCPC). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Toledo, 2015.
Resumo: A construção civil é uma das atividades de maior impacto na geração de resíduos, que normalmente são depositados inadequadamente na natureza, vindo a ocasionar inúmeros problemas, sobretudo, ao meio ambiente, portanto, a sua destinação correta traz grandes benefícios. Uma das maneiras sustentáveis é o reaproveitamento desses materiais como insumos na produção de um novo, nesse sentido, o presente trabalho trata da reutilização dos resíduos de corpos de prova de concreto (RCPC) como agregado miúdo (na produção de concreto). Inicialmente, realizou-se ensaios de caracterização dos materiais (agregados, aglomerantes, RCPC, entre outros), do concreto no estado fresco (densidade de massa, teor de ar, slump test) e, no concreto no estado endurecido (ensaios mecânicos, absorção, densidade de massa, teor de ar, absorção por capilaridade), com o objetivo de analisar o desempenho físico e mecânico do concreto sem e com RCPC. Dessa forma comparou-se o concreto padrão ou de referência (sem a substituição do RCPC, com resistência média mínima de 20 MPa), com o concreto com a substituição do agregado reciclado (com substituição de 25%, 50%, 75% e 100%), sendo que, concretos com a incorporação de 25% e 50% de RPCD obtiveram ganhos de resistência mecânica em comparação com o concreto padrão, e em contrapartida para percentuais superiores a esses, houve a redução da mesma.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15682
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaodesempenhomecanicoconcretos.pdf3,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.