Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15685
Título: Resistência ao cisalhamento de concretos com variação na curva granulométrica do agregado graúdo
Autor(es): Tadano, Fernanda Yumi Serenário
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Cisalhamento
Agregados (Materiais de construção)
Concreto - Testes
Shear (Mechanics)
Aggregates (Building materials)
Concrete - Testing
Data do documento: 10-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: TADANO, Fernanda Yumi Serenário. Resistência ao cisalhamento de concretos com variação na curva granulométrica do agregado graúdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: O concreto convencional é largamente utilizado e em relação as suas características, sabe-se que as propriedades dos materiais empregados na sua confecção influenciam diretamente nas propriedades mecânicas, tais como resistência à compressão, tração e cisalhamento. Considerando o engrenamento dos agregados graúdos, a variação da curva granulométrica do agregado graúdo pode ser um fator influenciador na resistência ao cisalhamento. Uma vez que esta propriedade está ligada a três fatores principais: coesão entre as partículas, atrito cisalhante entre as partes de concreto e a armadura de cisalhamento em torno da interface da fissura. Sendo assim, um programa experimental foi realizado utilizando o ensaio descrito na norma Japonesa SF-6, com a intenção de investigar a influência da variação granulométrica do agregado graúdo, vendido comercialmente como brita 1, na resistência ao cisalhamento em peças de concreto. Foram utilizadas 3 dosagens, para produção de um total de 18 corpos de prova prismáticos com dimensões de 150 x 150 x 500 mm, moldados sem armadura. Estes corpos de prova foram ensaiados ao cisalhamento direto, sendo avaliada a tensão de cisalhamento, o deslocamento vertical da seção interna e a superfície de cisalhamento. As resistências obtidas experimentalmente foram comparadas entre elas e com formulações descritas nas normas ACI 318 (ACI, 2014), CSA A23.3-04 (CSA, 2004) e NBR 6118(ABNT, 2014) e com dois métodos de cálculo sugeridos por Mattock. Os resultados demonstram que apesar de haver variação na curva granulométrica dos agregados, não houve variação significativa em relação à resistência ao cisalhamento, no entanto, ao comparar com as formulações apresentadas pelas normas, estas, mostraram-se muito conservadoras em relação aos resultados experimentais. As formulações apresentadas por Mattock 1988 e 2001 mostraram-se mais próximas dos resultados experimentais.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15685
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resistenciacisalhamentoconcretos.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.