Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15689
Título: Análise da influência da forma do projeto arquitetônico no dimensionamento de projetos de alvenaria estrutural
Autor(es): Santos, Gabriel Rech dos
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Resistência de materiais
Blocos de concreto
Alvenaria
Strength of materials
Concrete blochs
Masonry
Data do documento: 11-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SANTOS, Gabriel Rech. Análise da influência da forma do projeto arquitetônico no dimensionamento de projetos de alvenaria estrutural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: A alvenaria estrutural é um sistema construtivo tradicional e racionalizado, no qual as paredes possuem a função estrutural de sustentar a edificação. Ainda que existam muitos relatos na literatura a respeito do tema, o dimensionamento de projetos com essa metodologia apresenta-se incipiente, tendo em vista que até a metade do século XX os projetos eram realizados de forma empírica. Na atualidade não existem muitos estudos no tocante à influência do projeto arquitetônico no dimensionamento de projetos em alvenaria estrutural. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo projetar e dimensionar edificações utilizando esse método construtivo através de diferentes disposições arquitetônicas. Nessas condições, procurou-se verificar a influência de cada forma arquitetônica proposta na área de aço, resistência dos blocos e argamassa, bem como na quantidade de pontos de graute a serem utilizados no projeto estrutural. As formas arquitetônicas analisadas foram dimensionadas utilizando-se a mesma metodologia de cálculo estrutural. Nos resultados, apresenta-se uma análise detalhada de cada modelo estudado, visando caracterizar a melhor disposição arquitetônica para o método construtivo em alvenaria estrutural. Como resultados, apresenta-se a forma retangular, com relação base/altura de ½, como a que conduz aos melhores resultados em termos de resistências de bloco, argamassa e área de aço. Porém, foi possível concluir também, que além da forma arquitetônica, a disposição dos ambientes internos, assim como a posição das aberturas, influenciam nos resultados de dimensionamento, podendo otimizar os resultados obtidos em qualquer forma considerada.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15689
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciaformaprojetoarquitetonico.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.