Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15693
Título: Estudo da resistência ao cisalhamento na interface concreto-concreto de elementos produzidos com variações na granulometria de agregado graúdo
Autor(es): Bertuzzo, Thiago Augusto
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Aspereza de superfície
Agregados (Materiais de construção)
Concreto pré-moldado
Surface roughness
Aggregates (Building materials)
Precast concrete
Data do documento: 3-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BERTUZZO, Thiago Augusto. Estudo da resistência ao cisalhamento na interface concreto-concreto de elementos produzidos com variações na granulometria de agregado graúdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: Atualmente, existem vários estudos que apresentam os fatores que interferem na resistência ao cisalhamento da interface concreto-concreto, tais como a resistência do concreto, a aderência entre as peças, a rugosidade da superfície de interface de ligação das peças e a armadura da seção transversal. Entretanto, são poucos os estudos que determinam a influência desses fatores. Assim, o presente trabalho abordou o estudo sobre a influência da rugosidade na resistência ao cisalhamento da interface concreto-concreto em peças concretadas em diferentes estágios. Dessa forma, foi avaliada a influência do diâmetro máximo do agregado graúdo na resistência ao cisalhamento de peças de concreto produzidos com agregados graúdos de brita 0 e brita 1. Para o estudo, foram confeccionadas peças de concreto com dimensões de 30X10X10 cm³, concretadas de forma monolítica ou de forma composta (em duas etapas). A primeira etapa de concretagem das peças compostas preencheu as extremidades de 10x10x10 cm³, e a segunda etapa concretou a parte central, gerando assim uma interface concreto-concreto que foi submetida ao ensaio de cisalhamento direto. Antes da segunda etapa de concretagem, as faces dos elementos foram submetidas a diferentes tratamentos, obtendo rugosidades das superfícies de interface concreto-concreto lisas e rugosas. Esses resultados experimentais foram comparados aos resultados teóricos. Concluiu-se que a granulometria do agregado graúdo não interfere no cisalhamento de peças monolíticas, que as peças com interface concreto-concreto lisas têm resistência ao cisalhamento praticamente nula, que as peças compostas obtiveram valores relativamente baixos com relação à resistência das peças monolíticas, porém a resistência das peças compostas com interface concreto-concreto rugosas de brita 1 têm resistência ao cisalhamento superior às peças de brita 0.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15693
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoresistênciacisalhamento.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.