Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15694
Título: A influência da eficiência dos blocos em projetos de alvenaria estrutural
Autor(es): Bell Aver, Alexsandro
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Blocos de concreto
Alvenaria
Engenharia de estruturas
Concrete blochs
Masonry
Structural engineering
Data do documento: 26-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BELL AVER, Alexsandro. A influência da eficiência dos blocos em projetos de alvenaria estrutural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: A resistência à compressão da alvenaria depende, principalmente, do tipo de bloco. Porém, utilizar ensaios de compressão do bloco apenas como forma de prever a resistência da parede não é seguro, pois existem vários fatores que interferem na resistência da mesma, como a interação bloco-argamassa. O ideal seria a realização de ensaio de uma parede em escala real, o que não é um ensaio fácil e tem elevados custos. Desta forma, o corpo de prova mais indicado para controle da resistência da parede é o ensaio de prisma (dois blocos e uma junta de argamassa). Os resultados de ensaios realizados com blocos cerâmicos no Brasil tem apresentado diferentes eficiências, ou seja, diferentes correlações prisma/bloco para blocos de mesma resistência. Ou seja, para um bloco de 6MPa de diferentes indústrias cerâmicas, os resultados de prisma podem estar entre 1,8MPa e 3MPa, apresentando, então, eficiências de 0,30 até 0,50. Já para blocos de concreto, as eficiências variam de 0,70 a 0,80. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar a influência dessas eficiências no dimensionamento de projetos em alvenaria estrutural. Foi constatado que blocos de eficiências menores resultam numa maior resistência dos blocos, mais pontos de graute e maior resistência de argamassa. Desta forma, o conhecimento das eficiências dos blocos é o primeiro passo para realização do dimensionamento de projetos em alvenaria estrutural.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15694
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciaeficienciablocos.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.