Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15703
Título: Valores recolhidos pelo INSS: comparativo entre a contribuição através da folha de pagamento e pela aferição indireta
Título(s) alternativo(s): Amounts collected by the INSS: comparison between the contribuition through payroll ad indirect measurement
Autor(es): Lourenço, João Paulo Steinmacher
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Trabalho informal
Custos do trabalho
Política de mão-de-obra
Casual labor
Labor costs
Manpower policy
Data do documento: 14-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: LOURENÇO, João Paulo Steinmacher. Valores recolhidos pelo INSS: comparativo entre a contribuição através da folha de pagamento e pela aferição indireta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Este trabalho avalia através de um estudo de caso, a alíquota recolhida ao INSS, mediante a comparação entre os valores obtidos através da folha de pagamento e do método da aferição indireta. A elaboração deste é fundamentada pela busca em explicar indagações quanto a efetividade do método de cálculo aplicado pela Receita Federal do Brasil (RFB). Uma vez que esse método define as taxas a serem cobradas referentes a mão de obra da construção civil, devendo as mesmas estarem quitadas, para que se possa obter a Certidão Negativa de Débito (CND). Destacam-se também os grandes índices de trabalho informal na construção civil, que consequentemente diminui o valor a ser recebido pelo INSS, não garantindo também os benefícios da previdência social aos trabalhadores. O objeto de estudo é um condomínio residencial, cujo projeto é composto por oito residências de padrão baixo, com área de 54,88m². O valor da contribuição da mão de obra no trabalho informal foi calculado baseado na IN RFB n° 971, que aplica um escalonamento em função da área construída e do CUB correspondente. Enquanto para o valor da mão de obra registrada, foi determinado a partir da elaboração de uma programação de obra, através da qual pôde-se determinar as equipes de trabalho e o período de execução de obra, que serviram de parâmetro para a compor a folha de pagamento dos funcionários, e consequentemente o valor total a ser recolhido ao INSS.Os resultados demonstram que o valor a ser recolhido pela mão de obra registrada apresentou custo superior ao dobro, em torno de 106 [por cento], do valor da contribuição no trabalho informal, fato que pode servir também para justificar os altos índices de informalidade na construção civil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15703
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valoresrecolhidosinss.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.