Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15706
Título: Avaliação do uso do esclerômetro para a determinação da resistência à compressão em peças pré-moldadas de concreto
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the use of esclerometer for determining the compressive strength precast concrete parts
Autor(es): Batista, Elton Bruno
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Testes não-destrutivos
Análise estrutural (Engenharia)
Construção de concreto pré-moldado
Non-destructive testing
Structural analysis (Engineering)
Precast concrete construction
Data do documento: 17-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BATISTA, Elton Bruno. Avaliação do uso do esclerômetro para a determinação da resistência à compressão em peças pré-moldadas de concreto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma avaliação do uso do Esclerômetro como instrumento de determinação da resistência característica à compressão do concreto. Comparou-se o Ensaio de Esclerometria com o ensaio de compressão axial de corpo-de-prova e determinou-se uma correlação entre os ensaios. Avaliou-se a influência do ambiente de cura na resistência do concreto. Concluiu-se que a aproximação entre os ensaios de Esclerometria de compressão axial de corpo-de-prova variou entre 2,7 [por cento] e 17 [por cento], para os corpos-de-prova em cura ambiente e entre 18,92 [por cento] e 32,96 [por cento], para os corpos de prova-em-cura úmida. Observou-se uma tendência de aproximação entre os ensaios, para ambos tratamentos de cura. Verificou-se que, para o ensaio de compressão axial de corpo-de-prova, a cura úmida aumentou a resistência do concreto.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15706
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
esclerometrodeterminacaoresistenciacompressao.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.