Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15723
Título: Programação de obras: uma análise comparativa entre as durações reais e calculadas de uma edificação residencial
Autor(es): Pimenta, Paulo César Ludugério
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Construção civil - Estimativas
Orçamento-programa
Agenda de execução (Administração)
Building - Estimates
Program budgeting
Scheduling (Management)
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: PIMENTA, Paulo César Ludugério. Programação de obras: uma análise comparativa entre as durações reais e calculadas de uma edificação residencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Apresentando basicamente o mesmo processo de produção há decadas, o setor da construção civil pode ser considerado atrasado em avanços tecnológicos quando comparado com outras áreas da indústria. Uma das áreas que apresenta carência de desenvolvimento na construção civil é a de programação de projetos. Muito em razão desse fato, o setor ainda apresenta baixa produtividade, elevadas perdas e baixa qualidade em seus produtos finais. A tarefa de elaboração de um cronograma de projeto, porém, se mostra como uma grande incógnita devido à incerteza na determinação da duração das atividades. Desta forma, esse trabalho busca analisar, através de um estudo de caso, a relação entre a teoria e a prática, elaborando a programação de parte dos serviços de uma obra residencial de aproximadamente 400 m² na cidade de Cascavel, PR, com base nas composições de serviços e índices de produtividade disponíveis na Tabela de Composições de Preços para Orçamentos (TCPO), 14ª edição. A programação elaborada foi confrontada com a duração coletada dos serviços na obra a fim de identificar possíveis discrepâncias, buscando analisar quais serviços apresentavam maior variação e quais se mostraram mais coerentes com o estimado. Ao fim da análise dos resultados, notou-se que alguns serviços apresentaram estimativas mais próximas da realidade, tais como alvenaria, pilares, cobertura, e revestimentos internos. A instalação do canteiro e o contrapiso registraram exatidão na estimativa. Já outros, incluindo a infraestrutura, a superestrutura e os revestimentos externos, apresentam grande discrepância nos resultados. No geral, a variação entre a duração total prevista e a real foi de 31%, representando um valor absoluto de 59 dias de trabalho, com a duração real se mostrando inferior. Dessa forma, constata-se que alguns dos coeficientes de produtividade apresentados pela TCPO não retratam de forma satisfatória a realidade do projeto alvo do estudo de caso e que, em alguns casos, as composições disponíveis para um determinado tipo de serviço não englobam a situação do canteiro de obras. Além disso, alguns fatores em relação à equipe de trabalho também foram considerados para tentar explicar a divergência entre o programado e o real, como o formato de contratação da execução e a alocação de funcionários especializados em cada tipo de atividade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15723
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
programacaoobras.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.