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dc.creatorBergmann, Ana Claudia
dc.date.accessioned2020-11-19T12:37:51Z-
dc.date.available2020-11-19T12:37:51Z-
dc.date.issued2016-11-10
dc.identifier.citationBERGMANN, Ana Claudia. Comparação das propriedades no estado endurecido de dois traços de concreto: convencional e autoadensável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15745-
dc.description.abstractThe importance of the continuous improvement of the civil construction sector, objectifying the increase of the quality of the reinforced concrete structural elements and solving the problems related to the availability of work force on the building sites, highlighting the concrete with self-compacting characteristics, developed in Japan, in the mid 80’s. Presenting three essential characteristics: flowability, passing ability and segregation resistance, this concrete presents a series of advantages, like the amount of used work force, the increase of quality of the structural elements, the easiness and launching rapidity. However, to achieve these characteristics, one factor is indispensable: the use of fines. These materials, called additions, control the negative effects of segregation and bleeding that are susceptible to appear on the fluid state of concrete. Additionally, the control of the creation and application of new materials are important factors, helping to understand its characteristics and suitable applications. In that context, the present paper objectifies the comparison of the properties of a selfcompacting concrete with a conventional concrete, in their solid state. Therefore, a self-compacting concrete is developed making use of materials available on the region of the city of Toledo-PR and using fly ash as the powder. This fluid concrete is used as a base to obtain two conventional concrete traces, finally being subjects of comparison. Thus, it is evident that the self-compacting concrete performs better than the other concrete subjects, mainly on the parameters of tensile strength, compressive strength and elasticity module, once its number of holes and absorption ratio are reduced. Lastly, the microstructure of the concretes are compared, making use of scanning electron microscopy to analyze the three concretes produced in this paper.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subjectConcreto - Aditivospt_BR
dc.subjectStrength of materialspt_BR
dc.subjectAggregates (Building materials)pt_BR
dc.subjectConcrete - Aditivespt_BR
dc.titleComparação das propriedades no estado endurecido de dois traços de concreto: convencional e autoadensávelpt_BR
dc.title.alternativeComparison between the solid state properties of two concrete traces: conventional and self-compactingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEntende-se a importância da contínua melhoria no setor da construção civil, com o intuito de aumentar a qualidade de peças estruturais de concreto armado e resolver problemas relacionados à disponibilidade de mão-de-obra nos canteiros, destaca-se o concreto com características autoadensáveis desenvolvido no Japão em meados da década de 80. Apresentando três características essenciais: capacidade de preenchimento, habilidade passante e resistência à segregação, este concreto apresenta uma série de vantagens como a redução da quantidade de mão de obra na construção, o aumento da qualidade de peças, a facilidade e rapidez de lançamento. Contudo, para obtenção de suas características essenciais, um fator é imprescindível: a utilização de materiais finos. Esses materiais, chamados de adições, controlam os efeitos negativos de segregação e exsudação que o concreto fluído é suscetível a apresentar. Além disso, destaca-se a importância do controle ao desenvolver e aplicar novos materiais, entendendo suas características e aplicações adequadas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo comparar as propriedades de um concreto autoadensável com concreto convencional em seu estado endurecido. Dessa forma, desenvolve-se um concreto autoadensável com materiais disponíveis na região de Toledo-PR e utilização de cinza volante como material fino. Este concreto fluído serve como base para a obtenção de dois traços de concreto convencional, sendo, enfim, os três traços passíveis de comparação. Por fim, fica evidente que, nos parâmetros de resistência à compressão axial, resistência à tração e módulo de elasticidade o concreto autoadensável apresenta melhor desempenho perante aos demais concretos. Uma vez que, sua quantidade de vazios e absorção são reduzidos. Ao final, compara-se a microestrutura do concreto por meio de ensaios de microscopia eletrônica de varredura, analisando os três concretos atendidos neste trabalho.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Savaris, Gustavo
dc.contributor.referee1Bressiani, Lucia
dc.contributor.referee2Balestra, Carlos Eduardo Tino
dc.contributor.referee3Savaris, Gustavo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

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