Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15746
Título: Dimensionamento de ligações da madeira submetidas ao cisalhamento
Título(s) alternativo(s): Sizing of shear handed timber
Autor(es): Leonessa, Bianca
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Estruturas de madeira (Construção civil)
Análise estrutural (Engenharia)
Deformações e tensões
Wooden-frame buildings
Structural analysis (Engineering)
Strains and stresses
Data do documento: 8-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: LEONESSA, Bianca. Dimensionamento de ligações da madeira submetidas ao cisalhamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Ligações mecânicas da madeira estão presentes na construção civil para trabalhar com as dimensões limitadas da madeira e conectar partes de uma estrutura. Desta forma, o dimensionamento dessas ligações deve ser realizado de forma segura. A NBR 7190/97, que trata de estruturas de madeira, não prevê o cisalhamento em linha e em bloco em seus cálculos, sendo estes dois tipos de ruptura tratados pela norma referência dos Estados Unidos, a NDS. Foi, então, realizado um estudo numérico com ligações feitas com um, três e seis parafusos, de acordo com as formulações de ambas as normas, para verificar a segurança no dimensionamento da NBR 7190/97. Os resultados mostraram que apesar das resistências serem tratadas de forma diferente pelas normas, as cargas de ruptura calculadas ficaram em uma proporção semelhante às das resistências. Além disso, foi verificado que o espaçamento entre os parafusos influencia na capacidade de carga da ligação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15746
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dimensionamentoligacoesmadeira.pdf867,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.