Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15757
Título: Contribuição ao estudo da aplicação de vermiculita em substituição aos agregados miúdos convencionais para produção de concretos estruturais
Autor(es): Segobia, Pedro Bonfim
Orientador(es): Balestra, Carlos Eduardo Tino
Palavras-chave: Materiais de construção
Resistência de materiais
Agregados (Materiais de construção)
Building materials
Strength of materials
Aggregates (Building materials)
Data do documento: 8-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SEGOBIA, Pedro Bonfim. Contribuição ao estudo da aplicação de vermiculita em substituição aos agregados miúdos convencionais para produção de concretos estruturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O mercado da construção civil tem avançado e aprimorado técnicas de construção que veem permitindo o acréscimo de novos materiais e componentes no seu setor. Com isso, a aplicação de agregados leves em substituição aos agregados do concreto tem se comportado de maneira satisfatória, apresenta-se uma alternativa eficiente. Esse trabalho mostra os efeitos da substituição dos agregados miúdos do concreto convencional pela vermiculita nas propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, ainda o impacto do custo gerado por esta substituição. Os agregados utilizados neste trabalho, vermiculita, areia e brita, foram caracterizados para que fosse determinado o traço do concreto pelo método da ABCP. O cimento utilizado na pesquisa foi o CPII-Z-32. O traço de referência dosado pela ABCP foi 1:1,20:2,36:0,43, a partir deste traço foram feitas 5 variações de substituição da areia pela vermiculita, 20, 40, 60, 80 e100%. A consistência do concreto perde trabalhabilidade quando adicionada vermiculita, contudo o intervalo de 0 a 60% de substituição apresentou abatimento mínimo de 100 mm, que foi o proposto na dosagem. Por ser um agregado leve, com microestrutura porosa, a vermiculita aumentou a absorção de água para todas as porcentagens de substituição, no intervalo de 0 a 40% de substituição o aumento passou de 3,48% para 4,75%, sendo este o melhor intervalo para de absorção de água. A resistência à compressão do concreto diminui, o intervalo de 0 a 40% de substituição manteve-se superior a resistência utilizada no cálculo do traço, para as porcentagens de 60 e 80% a resistência ficou abaixo, porém acima de 20 MPa, que é a resistência mínima para concreto estrutural, quando temos a substituição total da areia a resistência fica abaixo dos 20 MPa. O módulo de elasticidade também diminui com a substituição da areia pela vermiculita. A massa específica do concreto diminui de 2,5 a 13% com a substituição da areia pela vermiculita, porém este decréscimo não é suficiente para obter-se concreto leve estrutural. A aplicação da vermiculita em substituição a areia como agregado miúdo no concreto aumenta o custo em até 30%. Sendo assim, a substituição parcial da vermiculita aos agregados miúdos convencionais do concreto mostra-se viável.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15757
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vermiculitasubstituicaoagregadosmiudos.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.